segunda-feira, 16 de julho de 2012

Dia 17 se aproxima: Um mês sem o companheiro Canindé Silva



Por: Fátima Cardoso - Coordenadora Geral do SINTE/RN

Ao longo de um mês muita coisa ocorreu. A nova direção do SINTE eleita e empossada, o Congresso da CUT Nacional, que parafraseando a primavera de Praga recebeu o nome de Primavera Sindical por um amigo de Canindé, o Jacy Afonso, dirigente da CUT. Em meio a esse movimento, uma pessoa está fazendo falta: Canindé Silva, Piripiri ou Canindezinho. A primavera sem Canindé Silva. Um pouco de vazio.

Momento de vitórias que ele não pode compartilhar. Mas a primavera é em setembro. Com licença as estações para esta mudança de data, pois a primavera não será a mesma sem o militante incansável e desejoso de um mundo melhor.

Dia 17 chega. E com ele a dor e a tristeza. Nos muitos cantos do Sindicato tem muito do Canindé Silva. Estão fazendo falta os seus telefonemas. Voz alta, fazendo sempre a explicação. Novas agendas e muita vontade de atender a todos e todas. Mas as flores da primavera exalarão o perfume de sua força inconfundível.

O dia 17 obedecerá à canção dos fonemas de alegria recitado tantas vezes por ele: “Contra as injustiças e em oposição a ela estou no combate”, dizia. Destronou sem vaidade própria, o mito de muitos. Em lugar da ironia cedeu o espaço para novas flores no movimento dos /as trabalhadores/as.

A última viagem. Uma manhã que neblinou. O campo recebia o orvalho. Uma borboleta em volta. O mistério. A cumplicidade da natureza transformava a primavera em ternas lembranças permitidas e realizadas por Canindé Silva.

Como em Praga, como na CUT, como no acampamento dos Estudantes, como nas primeiras mobilizações, ocupações, passeatas, greves, como nas lutas mais gerais, o dia 17 de junho será lembrado como o dia da Primavera sem Canindé Silva. Saiba meu amigo, que muitos, muitos mesmo têm lamentado a sua partida. E nós, no dia da posse deixamos o seu lugar como sagrado. Houve a substituição não a ocupação. Como as flores que embelezam a natureza, esteja você neste mundo desconhecido tão bem que nos permita imaginar te vendo sorrindo e fazendo novas canções na primavera eterna. Dia 17 se aproxima. E você continua próximo por aqueles/as que te amam.

Sem comentários:

Enviar um comentário