quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Dieese aponta o RN como o 2° melhor desempenho de arrecadação de ICMS do Nordeste

dinheiro_2A arrecadação do Imposto sobre a Circulação de Mercadores e Serviços (ICMS) no Nordeste continua em ascensão no acumulado do ano. Segundo estudo realizado pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos – DIEESE/RN, o aumento no recolhimento do tributo na região Nordeste, entre janeiro e setembro de 2012 em relação a igual período de 2011, foi de 9,9%, enquanto no Brasil verificou-se queda de 9,2%. 

O Rio Grande do Norte, junto com o Maranhão, apresentou a segunda maior elevação do recolhimento de ICMS da região: 13,6%, o que significou um ganho real de 7,9% no período analisado. Sergipe foi o Estado que teve crescimento mais acentuado, de 18% nominal e 12,1% real, nos primeiros nove meses do ano, enquanto o mais baixo foi apresentado por Pernambuco (6% nominal e 0,7% real

Meiquisedec Moreira - Coordenador do Dieese RN
Ainda de acordo com dados do Dieese, a elevação expressiva da arrecadação do Rio Grande do Norte, no período analisado, deve-se, principalmente, ao bom desempenho do setor primário e do subsetor de energia, com evoluções de 49,9% e 32,6%, respectivamente. Esses dois segmentos, juntos, respondem por 28,7% da arrecadação do ICMS do Estado. O setor terciário, que representa 58,9% da arrecadação do imposto, cresceu 11,4% no período analisado.

O estudo foi encomendado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais do RN. A categoria responsável pela arrecadação do tributo comemora o desempenho no trabalho de fiscalização. "Estamos intensificando nossas ações para ajudar o Estado a reequilibrar as finanças públicas, já que houve corte em repasses no Fundo de Participação", analisa Pedro Lopes, presidente do Sindifern.

Sem comentários:

Enviar um comentário