Natal está liderando a lista
dos municípios do Rio Grande do Norte com o maior número de
notificações de casos suspeitos de dengue. De acordo com a Secretaria
Municipal de Saúde Pública (Sesap), foram registrados 12 mil pacientes
na capital potiguar que podem estar com a doença.
Também está na listagem as cidades de Mossoró (2195), Parnamirim (2051), João Câmara (818) e Currais Novos (816).
Também está na listagem as cidades de Mossoró (2195), Parnamirim (2051), João Câmara (818) e Currais Novos (816).
A Secretaria divulgou essas informações a partir do boletim Semana Epidemiológica nº 40, que aponta os dados notificados desde o início do ano até o dia 06 de outubro. O Estado, ao todo, possui 31.548 casos suspeitos, sendo que apenas 11.210 pacientes foram confirmados até o momento. São 107 municípios que apresentam incidência alta da doença.
A Sesap tem um programa de combate a dengue, que realiza estudos de prevenção e vigilância epidemiológica contra a doença. Para evitar a prolife-ração, a Secretaria pediu para que a população não jogue o lixo em terrenos baldios e evitar recipientes que acumulem água.
A Coordenadora do Programa Estadual de Controle da Dengue, Kristiane Fialho, ressalta que a dengue é uma doença 100% evitável e a eliminação dos criadouros do Aedes aegypti é a única maneira de evitá-la.
A coordenadora reforça ainda que a população deve procurar os serviços de saúde logo nos primeiros sintomas. “As pessoas devem evitar a auto-medicação e procurar os serviços de saúde para que os casos possam ser devidamente tratados.
Fonte: Jornal Metropolitano
Sem comentários:
Enviar um comentário