quinta-feira, 6 de junho de 2013

Mineiro fala sobre Dia Mundial do Meio Ambiente e resíduos sólidos em plenário



Em sessão na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, 5, o deputado Fernando Mineiro lembrou que em 5 de junho comemora-se o Dia Mundial do  Meio Ambiente. Todos os anos, o Mandato lança um material relativo ao  tema, em um hotsite criado especialmente para isso.  Em 2013, o tema é resíduos sólidos, uma vez que a destinação e reciclagem do lixo se faz cada vez mais presente e necessária para uma boa relação com o meio ambiente. O tema é o mesmo da Conferência Nacional do Meio Ambiente deste ano, bem como das etapas estaduais e municipais. 
 
 
"Precisamos colocar no centro do debate a questão do desenvolvimento sustentável e que é possível uma nova organização da sociedade, na qual os recursos sejam aproveitados de forma justa", afirma Mineiro.Para o deputado, a questão da destinação dos resíduos sólidos é um dos problemas mais graves em nosso estado, que só possui dois aterros sanitários. "Na maior parte das vezes, esse lixo é depositado nas margens dos rios e contamina a água. A esmagadora maioria dos municípios do RN não tem nenhuma política neste sentido", ressalta. 
 
Mineiro informa que é possível fazer consórcios com o Ministério do Meio Ambiente para melhoria da questão. No RN, o processo foi iniciado, mas anulado pelo  Governo do Estado e, atualmente, encontra-se na Secretaria de Recursos  Hídricos. Apesar da lentidão deste processo, a legislação nacional determina que não  deve haver lixões em cidades até o ano de 2014. O descumprimento implica  em multa para os municípios. 
 
"A experiência tem mostrado que os municípios sozinhos não conseguem criar uma política de resíduos sólidos. Todos os que fizeram aterro, em pouco tempo viram ele se transformar em um lixão. Por isso a ideia dos consórcios lançados pelo MMA", completa Mineiro. 
 
Fonte: Assessoria do Mandato

Sem comentários:

Enviar um comentário