quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Segundo IBGE, inflação em julho é a menor em três anos



Nesta quarta-feira, 7, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) apresentou variação de 0,03% no mês de julho.

Este resultado apresentado pelo IBGE é bem menor se comparado a taxa registrada em junho deste ano, que obteve 0,23%, e ainda melhor do que o registrado em julho de 2012, quando o índice chegou a 0,46%. Os números mostrados pelo instituto foi o mais baixo registrado, desde 2010, quando chegou a variação de 0,01%, próximo a estabilidade.

O grupo Alimentação e Bebidas contribuíram com - 0,33% em julho, segundo o IBGE, algo que não ocorria desde julho de 2011, quando a variação foi de 0,43%. Outro setor que registrou deflação no mês foi o da Construção Civil, com 6,15%. As tarifas de ônibus também reduziram o índice e caíram 3,32% no mês citado.

A pesquisa foi realizada em 11 regiões, sendo que Porto Alegre e Curitiba não tiveram recuo nos preços. Em sete das regiões houve queda, nas demais sem alteração de preço ao consumidor. Ainda neste estudo, o setor de transporte foi o que teve a queda mais intensa, desde junho de 2012, segundo o IBGE.

Sem comentários:

Enviar um comentário