segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Tracoma é combatido nas escolas públicas

Profissionais percorrem escolas da rede pública em busca de casos de Tracoma

Com foco nos alunos de escolas públicas de ensino fundamental do Rio Grande do Norte, o Programa Estadual de Controle do Tracoma tem realizado um trabalho de importante impacto social dentro da Campanha Nacional do Tracoma, doença dos olhos, causada pela bactéria Chlamydia tracomatis, que ocorre principalmente em crianças.

Iniciada no mês de julho, a campanha tem o objetivo de eliminar o tracoma como causa de cegueira. Ao seu término, no próximo dia 11, terão sido percorridos dez municípios do Estado, incluindo a capital. Números parciais mostram que até o dia 30 de agosto foram examinadas 12.053 pessoas e detectados 279 casos da doença, tendo todos sido tratados.

A sanitarista Cristina Amador, uma das técnicas responsáveis pelo Programa, explica que o foco da campanha são os alunos, mas todos que pertencem à escola também participam das ações. "Professores e funcionários das escolas também entram na campanha e familiares de alunos diagnosticados também precisam ser examinados", informa.

A oftalmologista do Programa, Marília Furtado, acompanha todas as ações e realiza o exame clínico para detecção do tracoma. "Uma vez diagnosticado o tracoma pelo exame clínico, o tratamento é feito com medicação via oral e o paciente passa ainda por duas consultas de controle, com intervalos de seis meses, até que receba alta clínica ou, se necessário, seja encaminhado para exames mais específicos", explica.

A equipe é composta por técnicos da Sesap - das Unidades Regionais de Saúde e Secretarias Municipais de Saúde -, todos certificados no Tracoma pelo Ministério da Saúde e com trabalhos aprovados em congressos da área.  No período de 13 a 17 de outubro, a equipe da Sesap participará de um treinamento, em São José dos Campos/SP, para formar monitores (profissionais de saúde) na triquíase tracomatosa, uma forma clínica sequelar do tracoma. Para realizar as visitas, a equipe dispõe de todo o material necessário (balança, álcool em gel, medicação, etc).
No mês de setembro foram examinadas 657 pessoas no município de Caiçara do Rio dos Ventos, 1.300 em Bento Fernandes, e cerca de 3.500 em Natal. Ao final da campanha, que ainda ocorrerá no município de Guamaré, no período de 7 a 11 de outubro, a equipe do Programa Estadual de Controle do Tracoma irá elaborar um relatório final com os dados consolidados.

TRATAMENTO
O tratamento é fácil e se não for realizado pode prejudicar a visão. Os principais sintomas são: olhos vermelhos e irritados, lacrimejantes e com secreção, coçando com sensação de areia e intolerância à luz.

A transmissão acontece por meio da secreção dos olhos com tracoma, de uma pessoa para outra, principalmente em ambientes coletivos como escolas e creches, através de objetos contaminados (lápis, borracha, caneta, roupas de cama, lenços, toalhas de rosto e de banho).

Sem comentários:

Enviar um comentário