sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Educação >> Vitórias e alertas de 2014

Este ano foi marcado por importantes conquistas para a sociedade brasileira, apesar dos sinais de alerta na economia e na política turbinados por manchetes e factoides veiculados na “grande mídia”, que trabalha diuturnamente em favor dos interesses das classes dominantes.

No primeiro semestre, após três anos e meio de intensas batalhas, a sociedade organizada fez aprovar o Plano Nacional de Educação com previsão de investimento de 10% do PIB na educação. Resta, a partir de agora, lutar pela implementação desse significativo percentual, fazendo com que os recursos sejam canalizados para as escolas e universidades públicas por meio da vinculação de novas verbas (do petróleo e de impostos e contribuições sociais ainda não carimbadas, ou até então vinculadas em patamares insuficientes) e da instituição do Custo Aluno Qualidade que sirva de referência para a promoção de outro estágio de qualidade educacional.

Na esfera econômica, o baixo crescimento do PIB, ao contrário do que ocorre na maior parte do planeta, não gerou desemprego e nem comprometeu a renda dos trabalhadores brasileiros que continuaram obtendo crescimento salarial acima da inflação.

No campo político, o país rejeitou novamente o modelo neoliberal - que sucateou o país na década de 1990 - e reelegeu o governo popular, do qual se espera mais mudanças rumo à inclusão social e à melhoria de vida para toda população, especialmente através do fortalecimento das políticas públicas essenciais como educação, saúde, transporte, moradia, segurança, entre outras.

Neste momento em que a oposição ao governo Dilma tenta a todo custo desestabilizar a democracia nacional - abrindo possibilidades de golpes em diversas frentes, inclusive no judiciário -, a CNTE mantém seu compromisso de luta pela democracia com participação popular, o que importa dizer que estaremos preparados para qualquer batalha com o objetivo de manter fielmente o resultado das urnas.

Por outro lado, os trabalhadores em educação do país exigem dos órgãos de controle do Estado o compromisso com a apuração de todas as denúncias de desvios de dinheiro público em benefício de quem quer que seja - sem seletividades. As falcatruas na vida pública e nas empresas privadas, infelizmente, são heranças antigas reforçadas pelo modelo patrimonialista que as elites do passado e do presente estruturaram em benefício próprio. E um dos pilares dessa bandalheira é o sistema de financiamento privado das campanhas eleitorais, que deve ser abolido imediatamente.

Festejemos as vitórias de 2014, com o compromisso de construir um Ano Novo ainda mais promissor e de luta.

Fonte: CNTE

Sem comentários:

Enviar um comentário