quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Nossa homenagem a Natal, uma das belas capitais do Brasil, que está completando 415 anos




acidade

Quem gosta de praia, sol e água fresca precisa conhecer a cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Nela faz sol em cerca de 300 dias, com temperatura média de 28º graus o que dá à cidade o privilégio de ser palco de várias paisagens encantadoras. A cidade tem 806 mil habitantes, localiza-se no nordeste do Brasil. Nasceu, em 1599, às margens do rio Potengi, com a construção do Forte dos Reis Magos. Natal é única a começar pela sua fundação, com duas versões, sendo que a mais aceita fala da celebração de uma missa na noite de Natal de 1599. 

Em 2014, comemora 415 anos. Apesar de quatrocentona, é uma cidade moderna. Ganhou esses ares quando o arquiteto Giácomo Palumbo montou um projeto arquitetônico que diferenciou a cidade das demais capitais nordestinas, com ruas e largas avenidas, para os bairros do Tirol e Petrópolis. Uma curiosidade: o marco de Touros é considerado o mais antigo objeto da presença europeia no continente americano.

oquever


oquever1_natalA grande maioria dos turistas que procura Natal deseja encontrar sol, tranquilidade e água morninha do mar. Dunas e praias são responsáveis por atender a esta expectativa. Com aproximadamente 30 diferentes praias, com destaque para as de Ponta Negra, Pirangi e Búzios. Um passeio inesquecível é o passeio de buggy, nas dunas de Genipabu (litoral norte), “com ou sem emoção”.

No roteiro cultural, dicas ligadas à história e tradições potiguares não faltam.

Museu Câmara Cascudo, museu de ciências naturais e antropológicas. Contém peças relevantes da História de Natal e do Rio Grande do Norte.

oquever_3_natalCasa do Cordel, espaço cultural dedicado à literatura de cordel e à cultura popular no Rio Grande do Norte, criada pelo poeta Abaeté, possui em seu acervo milhares de folhetos de cordel e centenas de títulos diferentes para venda e troca.

Museu de Cultura Popular no Largo Dom Bosco, na Praça Augusto Severo, dedicado a projetos folclóricos, e apresentações típicas do país.


Sem comentários:

Enviar um comentário