sexta-feira, 19 de junho de 2015

Cuidado >> Veja quais cuidados tomar para evitar riscos com energia no período junino

 Companhia Energética do Rio Grande do Norte alerta para situações de risco envolvendo fogueiras, fogos de artifício e instalações provisórias.

Para assegurar um São João com segurança, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) faz um alerta para situações de risco envolvendo fogueiras e fogos de artifício, bem como a instalação de decoração junina, próximos à rede de distribuição de energia elétrica. Pequenos detalhes e cuidados garantem a segurança e a animação da mais tradicional festa nordestina.
A primeira recomendação é sempre manter distância da rede elétrica e não soltar fogos de artifício na direção de postes e condutores de energia. Os artefatos somente devem ser manuseados por adultos e utilizados em locais realmente distantes das redes elétricas, afastados inclusive de bandeirinhas e outros materiais inflamáveis.
Da mesma forma, as fogueiras não devem ser acesas perto de postes ou sob os fios elétricos, uma vez que o calor das chamas pode superaquecer a rede, provocando rompimento da fiação.
A decoração junina é outro aspecto que requer atenção na prevenção de acidentes. Enfeites de ruas e praças com as típicas bandeirolas, faixas e outros adereços devem ser produzidos com materiais não condutores de eletricidade e não podem ser afixados próximos da fiação elétrica.
Jamais devem ser amarrados aos postes ou mesmo aos fios condutores de eletricidade. A Cosern adverte que não é permitida a fixação de adornos, painéis, bonecos de pano, e artifícios de decoração, próximo à rede elétrica.
Outro alerta é quanto aos balões. Além de ser crime, soltar balões é uma brincadeira de alto risco, especialmente se o balão entrar em contato com um fio energizado ou cair dentro de uma subestação. Nesse último caso, pode haver risco de explosões.
INSTALAÇÕES PROVISÓRIAS
No ambiente doméstico ou na rua, os cuidados com a eletricidade devem ser redobrados. Em casos de ligações provisórias de energia para o suprimento das instalações elétricas de arraiais ou barraquinhas que comercializam comidas típicas e fogos de artifício, o serviço apenas pode ser executado por profissionais da companhia responsável.
Ligações clandestinas, além de sobrecarregar o sistema, representar risco de curto-circuito e acidentes graves, é crime previsto no Código Penal Brasileiro.
Em eventos de maior porte, como shows e concursos de quadrilhas, é importante ter  uma proteção elétrica nas instalações que contemplem a distribuição das cargas e proteção seletiva. Apenas os profissionais capacitados podem executar esse serviço.
A montagem de barraquinhas, camarotes, arquibancadas, palanques, palcos e a utilização de veículos de som devem levar em conta a distância mínima de segurança em relação à rede elétrica, que deverá ser consultada junto a Cosern. Todas essas estruturas devem contar com o devido aterramento elétrico. Durante a montagem e a desmontagem, os operários deverão ficar atentos a essa distância e manusear ferramentas e peças metálicas com cuidado.
  • Procedimentos em caso de acidente:
– Isolar o local, não permitindo a aproximação de pessoas;
– Jamais tocar em fios partidos;
– Não tentar retirar objetos ou pessoas que estejam em contato com fios, sem que antes um profissional capacitado assegure que a energia foi desligada;
– Ligar imediatamente para o Samu (192), Corpo de Bombeiros (193) e Cosern (116).

Sem comentários:

Enviar um comentário