quarta-feira, 30 de setembro de 2015

MOBILIDADE >> Ciclistas ganham mais espaço para pedalar em Natal

Avenida Prudente de Morais tem faixa semi-exclusiva para ciclistas (Foto: Alex Régis)A procura por transportes alternativos e não poluentes tem sido uma tendência cada vez maior nas cidades de médio e grande porte em todo mundo. O tempo perdido no trânsito caótico das metrópoles vem fazendo com que muitas pessoas deixem de lado os automóveis e façam adesão às bicicletas. Um meio de transporte saudável e amigo do meio-ambiente. Na capital potiguar, a Prefeitura de Natal vem incentivando o uso das bicicletas como meio de locomoção, criando faixas exclusivas e semi-exclusivas para esse tipo de veículo.

Ao longo dos últimos meses, a Prefeitura sinalizou mais de cinco quilômetros de ciclovias e ciclofaixas em toda a cidade, com destaque para os serviços na avenida Omar O´Grady, onde 2,4 quilômetros de ciclofaixas foram marcados. Na avenida Rafael Fernandes (também conhecida como Avenida do Contorno), os ciclistas têm à sua disposição 1,2 quilômetro de via, no trecho que vai do Largo Augusto Severo, na Ribeira, até o Viaduto do Baldo, no limite entre o Alecrim e o Centro. Todo esse trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU).

A intervenção mais recente realizada pela STTU, pensando no bem-estar dos adeptos das bicicletas, aconteceu na avenida Prudente de Morais, no trecho compreendido entre as avenidas Bernardo Vieira e Miguel Castro. Já está em operação a via semi-exclusiva prioritária para ônibus e bicicletas, com extensão de 1,3 quilômetro. A gestão municipal realizou um investimento de R$ 86 mil na sinalização da via.

Até o final do ano, a proposta é ampliar a capilaridade das ciclovias e ciclofaixas em Natal. Existe a previsão para a sinalização completa da Avenida do Contorno em duas frentes. Uma chegando até a avenida Prudente de Morais e a outra até a Ponte Newton Navarro. Fora isso, a cidade ganhou a ciclovia da entre as praias do Meio e Forte e, até o final de 2016, terá a da avenida Ayrton Senna, onde a Prefeitura está realizando toda a recuperação da via.

O secretário-adjunto de Trânsito da STTU, Walter Pedro, explica que plano cicloviário de Natal prevê a execução de mais de 27 quilômetros de vias exclusivas para as bicicletas. Ele revelou ainda que os investimentos estão acontecendo de acordo com a disponibilidade de recursos, fazendo referência às dificuldades financeiras enfrentadas pelas gestões em todas as esferas de governo. Mesmo com esses obstáculos, a Prefeitura de Natal tem conseguido avançar e atender a reivindicação dos ciclistas da cidade, que vinham reclamando espaços para sua locomoção.

Walter Pedro defende a ampliação dos investimentos em ciclovias, pois isso ajuda na diminuição do tráfego de veículos, melhora também o meio-ambiente com a diminuição dos gases poluentes oriundos da queima de combustível dos carros, ajuda na saúde dos usuários do transporte e ainda prolonga a vida útil da malha viária da cidade. “As estatísticas apontam que 5% dos natalenses utilizam a bicicleta como meio de transporte, mas esse número poderia ser bem maior. Estamos trabalhando para ampliar esse universo, oferecendo mais vias exclusivas com segurança e conforto”, adianta o secretário-adjunto da STTU.

Fonte: G1 RN

Sem comentários:

Enviar um comentário