sábado, 3 de outubro de 2015

DETERMINAÇÃO DA ANATEL >> Orelhões da Oi passam a fazer ligações interurbanas gratuitas


Orelhões farão chamadas gratuitas para telefones fixosOrelhões farão chamadas gratuitas para telefones fixos
Segundo determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), esta semana, os aparelhos conhecidos por orelhões da operadora de telefonia Oi terão de realizar chamadas interurbanas para telefones fixos gratuitamente no Rio Grande do Norte. A medida entrou em vigor na última quinta-feira, 1º, e se estende ainda a mais 13 estados das regiões Norte, Nordeste e Sul do país.

Além do Rio Grande do Norte, os estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina serão beneficiados com as chamadas gratuitas até que a Oi atenda aos patamares exigidos pela Anatel.

Entre as exigências para que a Oi possa voltar a cobrar por chamadas interurbanas nos orelhões estão o atendimento da média de quatro aparelhos para cada mil habitantes. A operadora deve ainda garantir que 90% dos orelhões disponibilizados estejam em condições de uso. Já nos locais onde não há oferta de telefonia fixa, deve ser mantido o mínimo de 95% dos aparelhos funcionando.

Uma nova verificação dos patamares de orelhões ofertados pela Oi deverá ser feita pela Anatel nos meses de fevereiro e agosto do próximo ano. Caso os problemas persistam, a partir de 1º de abril de 2016 passarão a ser gratuitas também as ligações locais de orelhões para celulares. Após a segunda inspeção, se a operadora não atender à determinação de melhorar a qualidade do serviço dos orelhões, os aparelhos devem passar a fazer ligações interurbanas gratuitas para celulares.

"Como os orelhões da empresa estão instalados em vias e estabelecimentos públicos, sofrem, diariamente, danos por vandalismo. A Oi esclarece ainda que mantém um programa permanente de manutenção de seus telefones públicos e conta com as solicitações de reparo enviadas à companhia pelo canal de atendimento 10314 por consumidores e por entidades públicas", declarou a Oi em nota.

Sem comentários:

Enviar um comentário