quinta-feira, 8 de outubro de 2015

PREVENÇÃO >> Outubro Rosa terá mutirão de mamografia na maternidade Januário Cicco

A ação consiste em intensificar na sociedade a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.


Cerca de 800 exames de mamografia serão realizados na maternidade durante o período.

A Maternidade Escola Januário Cicco, MEJC, firmou parceria com o Sesc/RN para receber, dos dias 13 a 23, a carreta “Sesc – Saúde Mulher” para mutirão da mamografia. Estima-se realizar cerca de 800 exames no período.
De acordo com Luiz Murillo Britto, médico mastologista da instituição e presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia Regional/RN, ações pró-ativas como essa campanha desenvolvida pela maternidade proporcionam uma grande visibilidade, incentivando um olhar positivo e interessado da população sobre o tema. “É preciso mudar a mentalidade da sociedade quanto ao câncer de mama, esclarecer os mitos ainda existentes e mostrar que, com a detecção precoce, esta doença pode sim ser curada”.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que em 2015 serão identificados 57.120 novos casos no país. O câncer de mama é o tipo mais incidente em mulheres no Brasil, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.
Para o médico, as mulheres devem iniciar cedo à rotina da mamografia. “Muitas mulheres morrem antes dos 50 anos por não realizarem o exame, é importante fazer o exame a partir dos 40 anos de idade”.
Para a realização do exame no período do mutirão, é necessário fazer um cadastro no setor de agendamento da Mamografia, localizado próximo ao estacionamento interno da MEJC. A paciente deverá ter em mãos a requisição médica e um documento pessoal com foto.
Além disso, durante todo o mês de outubro serão realizadas rodas de conversas no ambulatório da MEJC e nas enfermarias com as pacientes e os acompanhantes. Entre os temas debatidos estão: Mitos e Verdades sobre o Câncer de Mama; Prevenção e Autoexame; Benefícios da Mamografia de Rastreamento. O objetivo é possibilitar que a mulher tenha mais segurança para realizar o exame.

Sem comentários:

Enviar um comentário