sexta-feira, 30 de setembro de 2016

INTERCÂMBIO TEATRAL >> Circuito de Teatro Escolar do RN


Resultado de imagem para Conheça o maior Circuito de Teatro Escolar do RN


O III Circuito de Teatro Escolar começa neste, dia 30, e segue até o dia 28 de outubro. O projeto promove um intercâmbio teatral entre escolas através de uma circulação de peças produzidas por alunos.
Além desta circulação nas escolas, haverá momentos abertos ao público como uma Cerimônia de Abertura no dia 30 de setembro às 15h e uma Mostra de Encerramento nos dias 25 à 28 de outubro, ambos na Cidade da Criança, com uma programação repleta de apresentações teatrais. Conheça mais sobre o projeto que neste ano alcança 30 escolas de 15 cidades de todo o estado.
A proposta é incentivar o teatro nas escolas do Rio Grande do Norte. Com essa preocupação, um grupo de estudantes e professores de Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desenvolveu o Circuito de Teatro Escolar que ano passado alcançou mais de 1600 alunos. Neste ano, sua terceira edição tem como tema “É preciso repensar e recriar a educação”.
Através da circulação de peças produzidas por alunos sendo apresentadas em outras escolas, o projeto atinge seu objetivo principal de fomentar a criação artística no meio estudantil, abrindo espaço para que os estudantes da cidade do Natal e adjacências apresentem suas produções teatrais, buscando ainda estimular o interesse do público pelo teatro.
Entre junho e julho, alunos, professores e diretores inscreveram suas escolas em duas modalidades: Grupo de Teatro, com algum espetáculo teatral, esquete, leitura dramática ou qualquer outro trabalho teatral; e Ponto de Circulação, que desejem receber uma apresentação em sua escola. Foram 48 escolas inscritas, das que selecionamos 30 distribuídas em 15 cidades tentando atingir as quatro zonas de Natal e municípios do interior.
A Fase Circuito será de 4 à 7 de outubro onde as escolas participantes terão a oportunidade de reapresentar seus espetáculos em outras escolas ou transformar suas escolas em palco durante o mês de outubro. Além disso, os grupos selecionados tiveram acompanhamento  de estudantes de teatro que ministraram oficinas teatrais para preparar melhor os grupos pra a cena.
Confira a Programação:
PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
Sex. 30/09 - 15h - ABERTURA
Local – CIDADE DA CRIANÇA

Colcha de retalhos: O amor é sempre mais... (Grupo de teatro Contos e Encantos)
Uma montagem de textos costurados com um clássico da literatura mundial, Romeu e Julieta. O texto traz a desconstrução da historia citada, de maneira divertida e empolgante acrescentando uma visão critica dos problemas sociais presentes no nosso cotidiano

O casamento de Zé birico da Silva e Catirina de Oiticica (Grupo Teatro Potengiense)
Catarina que está gravida de Zé Birico, é uma mulher nada bonita se comparada as converseiras, tem um pai Rico, e é o que faz com que Zé Birico se interesse por ela. Zé vai fazer o possível para por a mão nessa herança. 

Nascida para brilhar (Anjos da Arte e Cultura Guamareense)
Uma garota que sonha em se tornar uma bailarina, mas é proibida pela mãe. durante um ensaio esforçado a garota sofre um acidente e fica paraplégica, agora ela terá de se esforçar para realizar seu maior desejo, e superar seus obstáculos. 

Pólo I
Ter. 04/10 – 15h 
Grupo de Teatro - QUEM D’JABO SIM PORTA
ESCOLA MUNICIPAL LUIZ VARELA - SÃO PEDRO/RN e
ESCOLA MUNICIPAL IZABEL MOURA - SÃO PEDRO/RN.
Histórias do alpendre
Lagoa de Fora é a Zona Rural de São Pedro, mas isso não a torna desinteressante e sem identidade, Lagoa de Fora têm diversas histórias e personagens curiosos, que será contada e recriada pelos alunos do 8º ano do Luiz Varela. 
Ponto de Circulação - ESCOLA ESTADUAL LAURO DE CASTRO - NATAL/RN

Qua. 05/10 – 09h
G - GRUPO DE TEATRO DO COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS NEVES 
COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS NEVES - NATAL/RN 
O Magico de OZ
Dorothy vive em uma fazenda, ela e seu cachorro são carregados pelo ciclone e aterrizam na terra de Oz, onde encontrará três companheiros: um Espantalho, um Homem de Lata e um Leão, que serão ameaçados pela Bruxa Má do Oeste.
P - ESCOLA MUNICIPAL ESTUDANTE EMMANUEL BEZERRA - NATAL/RN

Qua. 05/10 – 15h 
G- ELOY CIA TEATRAL
ESCOLA MUNICIPAL DR. ELOY DE SOUZA - LAJES /RN 
La Trupe Del A.S Egypcio e La Moskytta 
A.S Egypcio é um mosquito hibrido ora animal, ora humano. Egypcio diz que a culpa da epidemia é da sua esposa D. Moskyta, que além de ser uma fêmea ainda preside o país, D. Moskyta usará seus argumentos pra não ser tão culpada dessa maneira. 
GRUPO DE TEATRO MYTHOS
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR PAULO PINHEIRO DE VIVEIROS - NATAL/RN 
O grito das rosas
A violência e suas formas mais diversificadas. É um trabalho de construção coletiva a partir das experiências dos membros dos grupo, a interação entre eles e o mundo, estimulando o sensorial a partir da empatia. 
P - ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR JOSÉ MELQUIADES DE MACEDO - NATAL/RN

Qui. 06/10 – 15h 
G - COMPANHIA TEATRAL PROFANOS
IFRN – CAMPUS CENTRAL – NATAL/RN 
O casamento mais que suspeitoso 
Geraldo é enganado pela sua noiva Lucia, o tal “Golpe do Baú”. Quem acaba ajudando o rapaz é sua mãe e seus amigos, que recebi uma ajudinha da empregada fofoqueira Marinete, que nutre uma paixão pelo patrão, para dar fim a esse casamento.
P - ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL VICENTE DE FRANÇA MONTE - SÃO GONÇALO DO AMARANTE/RN

Sex . 07/10 – 15h
GRUPO DE TEATRO NASCIDOS DA CULTURA
ESCOLA ESTADUAL ARCELINA FERNANDES -MACAIBA/RN
A Vida de Aedes e Sua Familia
A vida dos mosquitos aedes aegypti que se passa em um parque, onde o mosquito aedes tenta fazer contato com os humanos, tentamdo explicar que quem trasmitem as doenças são as mosquitas femeas, e assim pois só elas fazem a hematofagia. 
P -ESCOLA ESTADUAL. MYRIAN COELI - NATAL/RN

Polo II
Ter. 04/10 – 15h
G - GRUPO CULTURAL E TEATRAL FILHOS DA ARTE
MACAÍBA/RN
Infectantes Sanguinarios por um mundo mais Dengoso
Tudo começa com um cenário simples, uma mesa contendo sobre ela: algumas pastas, uma pilha de papeis e um telefone. Uma cadeira e algo que lembre uma geladeira.Senhor Denguisvaldo é empresário e líder do grupo dos “infectantes sanguinários –por um mundo mais cheio de lixo”. 
P - CEJA PROFESSOR FELIPE GUERRA - NATAL/RN
Qua. 05/10 – 15h
G - CIA DE COMEDIA OS LOUCOS.COM
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ANA JÚLIA DE CARVALHO MOUSINHO - NATAL/RN - 30m
Nosso lixo
Sr. Joaquim e sua neta Joaquina moravam numa pequena cidade, esse senhor era muito mal-humorado e sempre jogava lixo em qualquer canto; até que um dia a situação saiu do controle a ponto da escola ser fechada devido ao mau cheiro e aos bichos que se alastravam, levando então os jovens a se reunirem para resolver o problema.
P - ESCOLA ESTADUAL AUTA DE SOUZA – MACAIBA/RN
Qui. 06/10 – 15h
ESCOLA ATIVA - MACAIBA/RN
A história de nós mesmos
Trata-se de um conflito entre as culturas de hoje e antigamente onde uma senhora sentada a uma cadeira conta histórias para sua neta e lembra-se de como eram as culturas de antigamente e as de hoje, suas lembranças vão se passando por trás das duas como uma volta no tempo, as lembranças são as danças, modos e educação de antes e como hoje se perderam. 
P - ESCOLA MUNICIPAL VEREADOR JOSÉ SOTERO - NATAL-RN

Sex. 07/10 – 9h
G - GRUPO TEATRAL CONFRARIA DA CENA 
IFRN | CIDADE ALTA - NATAL -. RN – 1h30
PSI - Quando a loucura passa como sanidade
Trata-se de um espetáculo teatral que usa uma clínica psiquiátrica como plano de fundo para as críticas e cenário principal, onde os funcionários são bizarros e possuem suas características peculiares, cada um com sua “loucura”.
P - ESCOLA ESTADUAL DESEMBAGADOR FLORIANO CAVALCANTI–NATAL/RN

Sex. 07/10 – 15h
G - PIA A CENA 
IFRN- CAMPUS CAICÓ
A Mais Valia Vai Acabar, Seu Edgard
Sinopse: A peça faz uma crítica ao capitalismo, mostrando operários trabalhando em medidas exploratórias a comando dos donos da fábrica. Com a revolta de um operário, ele vai descobrir a exploração em que a classe operária vive todos os dias.
P -ESCOLA ESTADUAL SANTOS DUMONT – PARNAMIRIM/RN

MOSTRA DE ENCERRAMENTO
Local – CIDADE DA CRIANÇA

Ter. 25/10 
Na Rua de Mala e Cuia (COMPANHIA CULTURAL CIRANDUÍS)
JANDUÍS/RN
É uma experiência de palhaços que vem sendo apresentada pela companhia, usando uma linguagem popular a partir de reprises de circo na rua. Envolve música, teatro, dublagem e a tradicional chula. 
Histórias do alpendre (QUEM D’JABO SIM PORTA)
O grito das rosas (GRUPO DE TEATRO MYTHOS)

Qua. 26/10
Bodas de Sangue (NÓS DA BAIXA) 
CAMPUS JOÃO CÂMARA/RN.
A montagem aborda o amor sob a ótica da impossibilidade e da morte. Contamos a história de uma noiva que foge no dia do seu casamento, reabrindo as feridas e suscitando o ódio já existente entre duas famílias, a do seu noivo e a do seu futuro amante. O recorte da montagem aborda os instantes que antecedem ao casamento, o dia do seu acontecimento e o desdobramento desse evento.
La Trupe Del A.S Egypcio e La Moskytta (ELOY CIA TEATRAL)
PSI - Quando a loucura passa como sanidade (GRUPO TEATRAL CONFRARIA DA CENA)
APENAS ARTE!

Qui. 27/10
Infectantes Sanguinarios por um mundo mais Dengoso (GRUPO CULTURAL E TEATRAL FILHOS DA ARTE)
O casamento mais que suspeitoso (COMPANHIA TEATRAL PROFANOS)
Pro Tempo girar (ENCONTRART)
Nosso lixo (CIA DE COMEDIA OS LOUCOS.COM)

Sex. 28/10
A história de nós mesmos (GRUPO DE TEATRO ATIVOS)
O Magico de OZ (GRUPO DE TEATRO DO COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS NEVES)
A Vida de Aedes e Sua Familia (GRUPO DE TEATRO NASCIDOS DA CULTURA)
A Mais Valia Vai Acabar, Seu Edgard (PIA A CENA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR ESTÁ AQUI. NESSE BLOG, BUSCAMOS PUBLICAR COMENTÁRIOS DEVIDAMENTE IDENTIFICADOS.