
O conteúdo deve ser ministrado nas aulas de história e, claro, em todo o currículo escolar, como nas disciplinas de artes plásticas, literatura e música. E isso em TODAS as escolas de Ensino Fundamental e Médio das redes pública e privada.
Para se adequar à lei, cabe às escolas encontrar um modo de redesenhar as aulas para encaixar os conteúdos exigidos. Um exemplo de que isso é possível acontece no Colégio Friburgo, em São paulo. A coordenadora do Ensino Fundamental, Eni Spimpolo, conta que os resultados vão além do simples aprendizado da matéria. "Mostrando que a mistura do povo brasileiro foi feita por vários povos através dos tempos, conseguimos comparar diversas culturas, valorizá-las, promover o respeito a elas e derrubar preconceitos", conta.
Veja a seguir como as instituições de ensino podem superar as dificuldades para implantar - de verdade! - as exigências da lei em seus currículos e como você, pai, pode, e deve, contribuir nesse processo:
Para ler, clique nos itens abaixo:
- 1. Qual o objetivo da lei 10.639?
- 2. Quais são as dificuldades de aplicação da lei 10.639?
- 3. O material didático brasileiro já está de acordo com a lei?
- 4. De quem é a responsabilidade pelo cumprimento da lei?
- 5. Como exigir a aplicação da lei na escola do seu filho?
- 6. Como preparar os professores para cumprir a lei 10.639?
- 7. Como os alunos podem participar?
- 8. Como você pode colaborar?
- 9. Para vivenciar e aprender
Sem comentários:
Enviar um comentário