quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

IFRN/Campus Lajes >> Núcleo de Arte Itaretama abre oito exposições


Núcleo de Arte Itaretama abre oito exposições

Entre 14 e 23 de dezembro estarão abertas para visitação sete exposições individuais criadas por alunos integrantes do Grupo de Artes Visuais Olho-Ser-Tão.
As exposições, que podem ser visitadas pela manhã e pela tarde, reúnem trabalhos nas áreas de intervenção urbana (na própria cidade de Lajes), fotografia, desenho, gravura e arte digital. 
Os trabalhos estão expostos no IFRN - Campus Avançado Lajes, na Casa de Cultura Popular de Lajes e em ruas dos diversos bairros da cidade.
As exposições são “Vertentes Nordestinas” de Anne Caroline e Leandra Assunção, “A Vida Através do Não Gostar” de Daile Yasmin, “Sem Palavras” de Nayara Martins, “Eu Crio o Que Sinto” de Nathália Alves, “Recomposição” de Caio Medeiros, Hélio Santana, Manoel Cunha e Yan Phelipe, “Espalhe o Amor” de Wennya Viviane, “Teatro no Movimento Diário” de Jullyana Oliveira e “Selfie no Lixo” de Vinicius Rocha.
As temáticas exploram as visualidades da caatinga, a vida nas cidades do interior do estado, suas simbologias, eventos e objetos, a relação entre os sujeitos que compõem a cidade, a dinâmica da produção de lixo, a reinvenção do cotidiano, as práticas culturais locais, o imaginário e subconsciente criadores, a pesquisa autobiográfica, o pastiche e a ironia nos meios digitais, dentre tantas outras questões pelas quais optaram em discutir estes jovens artistas com idades entre 14 e 17 anos.
A criação e produção dessas exposições foi gestada através das atividades oferecidas pelo Núcleo de Arte Itaretama do Campus Avançado Lajes, especificamente dentro do Grupo Olho-Ser-Tão, ambos coordenados pelo professor André Bezerra. Através das suas participações no Núcleo, os alunos foram orientados em termos de pesquisa poética e estruturação do projeto de investigação artística em seus conceitos base, iniciação às linguagens da fotografia (elementos da composição fotográfica, fotografia digital, manipulação de câmera, planos e formatos, etc.) e intervenção urbana (composição gráfica, estudo de obras, cartografia, etc.), orientação individual e apuração crítica do trabalho.
O professor André Bezerra destaca “que em somente seis meses é realmente impressionante ver a produção artística grande volume quantitativo e qualitativo que o Grupo foi capaz de produzir. O domínio e maturidade técnica e conceitual desses jovens é uma conquista ímpar que essa ação, ainda nos primeiros passos de nosso Núcleo, foi capaz de promover e ajudar a desenvolver”.
O Núcleo de Artes Itaretama foi fundado no Campus Avançado Lajes em junho de 2016 com apoio do Edital 03/2016 – PROEX/IFRN e atua na promoção de seis diferentes ações de extensão, quais sejam: o Grupo de Artes Visuais Olho-Ser-Tão; o Grupo de Teatro Rio de Vento; o projeto de mapeamento fotográfico “O Invisível em Toda Parte”; o projeto de entrevistas sobre folclore e história de Lajes “Memórias, Histórias e Folclore”; a publicação literária e visual da “Revista Nuart”; e as oficinas que ocorrerão em 2017 do projeto “ Cidades Possíveis”.

Fonte: http://portal.ifrn.edu.br/campus/lajes/noticias/nucleo-de-arte-itaretama-abre-oitoexposicoes

Sem comentários:

Enviar um comentário