Nações Unidas (Prensa Latina) A Assembleia Geral das Nações Unidas rende tributo nesta terça 20 ao líder histórico da Revolução cubana, Fidel Castro, quem faleceu em 25 de novembro passado.
Organizado pela Missão Permanente de Cuba ante a ONU, o evento especial de homenagem foi solicitado por um grupo de países de vários continentes.
Prevê-se aqui a intervenção de uns 30 oradores na sessão, tanto na sua capacidade nacional como a nome de organizações globais e regionais, entre elas o Grupo dos 77 mais a China, que reúne a 134 dos 193 Estados membros da ONU, e o Movimento de Países Não Alinhados, que aglutina a 120.
Desde o anúncio da morte do líder revolucionário têm abundado, tanto nas Nações Unidas como em Nova Iorque, as mensagens de condolências e as mostras de solidariedade com Cuba.
O secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, seu sucessor no cargo a partir de 1 de janeiro de 2017, António Guterres, e o presidente da Assembleia Geral, Peter Thomson, entre outros altos servidores públicos da organização, expressaram pesar pelo falecimento de Fidel Castro.
Prensa Latina recolheu dezenas de depoimentos de respeito, admiração e carinho pelo Fidel, quem defendeu nas Nações Unidas e outros palcos globais a paz, a igualdade e o apego à soberania e a independência dos povos.
Sem comentários:
Enviar um comentário