quinta-feira, 13 de abril de 2017

03 agrovilas serão construídas para trabalhadores\ as sem Terra, no entorno da barragem de Oiticica

Resultado de imagem para 03 agrovilas serão construídas  entorno da barragem de Oiticica
Aconteceu nesta quarta-feira(12.04.17), no canteiro de obras da barragem de oiticica, mais uma reunião colegiada da comissão de negociação da construção das 03 agrovilas para trabalhadores\as rurais sem terras, conquistadas pelo movimento dos atingidos e atingidas pela construção da barragem de oiticica.

Estiveram presentes na reunião: Seapac, Fetarn, Sindicatos dos 03 municípios das agrovilas, Kl Engenharia, Seara, Codepeme e prefeitura de São Fernando e agricultores familiares.
As 03 agrovilas serão construídas em Jardim de Piranhas, para 47 agricultores\as , Jucurutu 31 e São Fernando 18.
Cada família terá no mínimo 01 ha de área irrigada e uma gleba de terra para sequeiro de no mínimo 04 ha, respeitando a área de reserva legal e área de proteção ambiental.
Todo o processo de produção deve estar vinculado a transição agroecológica, garantia de alimentos saudáveis e, respeito à biodiversidade da Caatinga.
A empresa Kl Engenharia responsável pela elaboração do projeto apresentou o resultado dos estudos pedológicos das propriedades pré-selecionadas para os assentamentos.
Também foram apresentado, discutido e deliberado o padrão das unidades habitacionais que ficaram com uma área coberta em torno de 50 m2 e custará em torno de R$ 50.000,00.
Os recursos para as 03 agrovilas já foram negociadas pelo governo Estadual, através da Semarh, junto ao governo federal, no valor aproximadamente de R$ 12 milhões de reais.
Essas agrovilas, como as demais obras sociais, devem estarem prontas de acordo com o termo de conciliação extrajudicial, 03 meses antes da conclusão física da barragem de oiticica. 

Por Procopio Lucena
Articulação Estadual do Seapac e Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Piancó-Piranhas-Açu

Sem comentários:

Enviar um comentário