quarta-feira, 9 de agosto de 2017

OPORTUNIDADE DE CAPACITAÇÃO >> ANA oferece novos cursos sobre Comunicação e Gestão de Recursos Hídricos e sobre outros temas do setor

chamada
Estão abertas as inscrições para o curso online Comunicação e Gestão de Recursos Hídricos. O treinamento terá 20 horas e as aulas começam a partir do dia 1º de setembro. Os alunos inscritos terão entre 1° de setembro e 6 de outubro para concluir o curso, que será certificado. A capacitação foi desenvolvida para representantes em instâncias colegiadas de recursos hídricos, como comitês de bacias, conselhos de recursos hídricos, para gestores de recursos hídricos em órgãos públicos, entidades delegatárias ou agências de bacias.
O objetivo é que os gestores aprendam a identificar seus públicos, conheçam as ferramentas da comunicação social e aprendam a formular a melhor estratégia para entregar suas informações e mensagens sobre gestão de recursos hídricos. No entanto, o curso pode ser feito por qualquer pessoa interessada. Não há limite de vagas.
O curso também procura contribuir para que os órgãos gestores estaduais de recursos hídricos e comitês de bacia tenham melhor desempenho nas metas de comunicação de dois programas da ANA: o Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (PROGESTÃO) e o Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas (PROCOMITÊS). Estas ações oferecem ajuda financeira a órgãos gestores e comitês de bacias estaduais, mediante o cumprimento de metas de aprimoramento da gestão.
Para o curso de Hidrologia Geral, a carga prevista é de 40 horas, sendo que o aluno deve concluir as atividades entre 1º de setembro e 13 de outubro. Esta capacitação é voltada para servidores de órgãos gestores de recursos hídricos e meio ambiente com o objetivo de ensinar os fundamentos do ciclo hidrológico e as principais características do monitoramento de recursos hídricos.

Realizado em espanhol, o curso Calidad de Aguas en Embalses (Qualidade da Água em Reservatórios) também possui 40 horas de carga com período de realização entre 1º de setembro e 13 de outubro. O público desta capacitação é composto por profissionais de órgãos gestores de recursos hídricos e de empresas de energia hidrelétrica e de saneamento. Para este tema, o objetivo é ensinar os alunos a aplicar os fundamentos da gestão da qualidade da água em reservatórios de modo a garantir os usos múltiplos do recurso.

Outro curso oferecido em espanhol é o Codificación de Cuencas Hidrográficas por el Método de Otto Pfasfstetter (Codificação de Bacias Hidrográficas pelo Método de Otto Pfafstetter). Com 20 horas de carga e período de realização entre 1º de setembro e 6 de outubro, a capacitação busca ensinar como é a codificação oficial de bacias no Brasil. O tema é oferecido para profissionais de instituições da Conferência de Diretores Ibero-Americanos de Água (CODIA) e de outras instituições públicas relacionadas a recursos hídricos, além de professores universitários envolvidos com temas ambientais.

Para visualizar os demais cursos que estão com inscrições abertas, acesse o Portal da Capacitação para Gestão das Águas. Atualmente há vagas sobre diversos temas, como: Lei das Águas, cobrança pelo uso de recursos hídricos, outorga de direito de uso de recursos hídricos, Sala de Situação, entre outros. Todas estas capacitações são gratuitas e oferecem certificado.

Portal da Capacitação para Gestão das Águas

No Portal da Capacitação para Gestão das Águas, além dos cursos, está disponível o ConheceRH, acervo educacional sobre água da ANA. Nele os alunos poderão acessar os materiais didáticos de cada capacitação da Agência a qualquer momento. Antes, os materiais só podiam ser consultados durante o período das atividades de cada curso.

Na página também estão disponíveis publicações sobre temas variados referentes aos recursos hídricos, entre outros conteúdos. Os internautas podem, por exemplo, acessar os oito cadernos de capacitação produzidos pela Agência Nacional de Águas para tratar de temas diversos, como: cobrança pelo uso de recursos hídricos, comitês de bacias hidrográficas, agências de água, outorga de direito de uso de recursos hídricos, entre outros.

Capacitação

Segundo a 
Lei nº 9.984/2000, que criou a ANA, cabe à Agência estimular a capacitação de recursos humanos para a gestão de recursos hídricos. Nesse sentido, a instituição realiza capacitações para as entidades que compõem o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) e para toda a sociedade brasileira. O objetivo dos cursos é estimular a conservação e o uso sustentável da água, além da participação cidadã na implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos. Assista à animação sobre os cursos realizados pela Agência.

Texto:ASCOM/ANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR ESTÁ AQUI. NESSE BLOG, BUSCAMOS PUBLICAR COMENTÁRIOS DEVIDAMENTE IDENTIFICADOS.