segunda-feira, 28 de agosto de 2017

REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO >> Em audiência, SEEC avisa que governo poderá conceder uma letra ainda neste ano


Fruto da pressão do SINTE/RN, incluindo a última parada dos trabalhadores em educação da rede estadual, que aconteceu no dia 17 de agosto, o Sindicato se reuniu com a secretária Cláudia Santa Rosa nesta quinta-feira (24). A audiência começou por volta do meio-dia e terminou após mais de duas horas de conversa. Veja abaixo um resumo da audiência:
Letras
Prometida em 2015 pela gestão Robinson para ser paga em 2016 (o que não aconteceu), o governo prometeu que poderá pagar uma letra neste ano. Porém, o pagamento ainda é incerto, pois o Executivo está fazendo o impacto financeiro. Em breve dará uma resposta ao Sindicato. O SINTE continuará cobrando.
Funcionários
O SINTE cobrou a concessão de 2 níveis, inclusive lembrou que foi vitorioso em uma ação judicial. Foi informado que a PGE (procuradoria Geral do Estado) está avaliando a decisão judicial e que, se for confirmada a decisão, o governo irá conceder tais níveis.
Concurso público e convocação de concursados de 2015/2016
O governo disse que vai convocar de acordo com a necessidade.
Demora nas aposentadorias
O governo alegou falta de pessoal para efetuar esse trabalho e disse que alguns processos estão demorando porque voltaram para a SEEC para ser implantada a pecuniária e título. O IPERN recomenda que primeiro implante para depois aposentar o trabalhador. O governo disse que a pecuniária e título serão implantados.
Mudança de nível
O governo, que alega a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), apresentou um quadro mostrando quem já teve a mudança de nível, quanto a lei permite e quantas vagas e processos ainda existem. Segundo o governo, onde houver vaga serão feitos todos, até o limite.
Plano de Carreira
A comissão que está produzindo o Plano de Carreira irá conclui-lo logo mais. O processo deverá ser entregue na próxima quinta-feira (30). A expectativa é que logo seja encaminhado para à Assembleia Legislativa.
Concurso para funcionários
O governo disse que está fazendo um levantamento de vagas e que poderá fazer um concurso para nível médio e superior. Contudo, não especificou data, pois alega o impacto financeiro que precisará ser feito.
Licenças prêmio
O governo se comprometeu em fazer um levantamento detalhado do quadro dessas licenças e, a partir dele, apresentar uma proposta de como concederá essas licenças que se encontram represadas.
Atraso de pagamento dos aposentados
A secretária alegou que esta pauta é geral e que deve ser tratada pelo  SINTE e todo o Fórum dos Servidores diretamente com o governador, pois a SEEC não dispõe de autonomia para tratar do tema.

A direção do SINTE/RN espera que o governo encaminhe os compromissos e demandas assumidas na audiência.

Sem comentários:

Enviar um comentário