quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

ESCLARECIMENTO >> Núcleo do SINTE/RN no município de Pedro Avelino emite nota sobre o atraso no pagamento dos servidores


Nenhum texto alternativo automático disponível.
O Núcleo do SINTE/RN na cidade de Pedro Avelino (RN), vem prestar esclarecimentos a comunidade em geral e, em especial, aos companheiros de luta pela educação, sobre nossa atuação diante do atraso no pagamento da remuneração devida aos professores do ensino fundamental e de outras categorias neste mês de janeiro. 

Nosso sindicato vem ao longo desses anos de atuação na cidade, demonstrando resistência e coerência com a luta que diariamente enfrentamos por uma educação de qualidade. Isto é perceptível ao vislumbrarmos em nossa história, o confronto com governos que usaram e abusaram de descaso com o campo de educação, principalmente, no tocante ao pagamento do salário, das condições de trabalho e outras questões que cercam este tema.

Aproveitamos também para apresentar nosso repúdio ao atraso salarial que a Prefeitura Municipal de Pedro Avelino, na pessoa da Prefeita Neide Suely (DEM), vem nos impondo. Esta vergonhosa atitude da gestão executiva do município revela a visão de seus gestores sobre a educação. Assim como, demonstra ser uma atitude covarde, tentando aproveitar-se de um período de férias para agir deste modo, vindo a lesar nossos companheiros. A irresponsabilidade com o pagamento e outras vantagens aos professores é uma das evidências que a Prefeita da cidade reproduz o descaso de muitos do seus antecessores. 

A luta para manter em dia a folha salarial da educação, não é nova. Ao longo dos últimos anos estamos submetidos a atitudes como esta da atual gestão. No entanto, nunca o SINTE/RN e seu núcleo na cidade fugiram da luta, nem muito menos foram coniventes com tais atitudes seja a atual gestão ou seus antecessores. 

Sempre utilizamos de diversos instrumentos legais para garantir nossos direitos. E continuaremos a formular e aplicar ações legais e responsáveis fronte atitudes como estas advindas do poder público. Diante deste fato atual, estamos em processo de convocação da Assembleia dos professores, onde nesta reunião será discutido este atraso, bem como será votado o indicativo de greve. Este procedimento sempre foi e é utilizado em todas as nossas ações para garantir a legalidade e todo arcabouço jurídico-social necessário, inclusive, a participação democrática de nossos membros. Deixamos claro que, caso estes problemas não sejam resolvidos, o ano letivo da cidade estará comprometido.

Agimos responsavelmente, pautando nosso trabalho dentro da legalidade e também resistindo às investidas de uma elite governante que lucra sob a exploração de seus trabalhadores. Não permitiremos nem apreciaremos calados estas atitudes do poder público. O pagamento de salário é um garantia constitucional e uma ação de respeito aos profissionais que diariamente estão dando expediente e enfrentando os desafios na construção de uma sociedade melhor. Estes profissionais necessitam (e exigem) dignidade, precisam garantir alimentação e bem-estar de suas famílias. Portanto, é um desrespeito a dignidade humana atrasar o recebimento de sua remuneração sem uma justificativa plausível.

Por fim, advertimos também que o SINTE/RN não compartilha de ações e discussões de caráter “politiqueiro”, nem suporta ou comunga com calúnias direcionadas a nós ou a terceiros. Estamos em luta e não aceitaremos nenhum retrocesso. Reconhecemos que uma das nossas maiores dificuldades, é ter que lidar com um governo e uma oposição que em sua grande maioria representam apenas o interesse de uma elite local e regional. Deixando de lado a luta pela educação, pela dignidade de vida de seus profissionais e outras categorias que se relacionam a ela. No entanto, RESISTIMOS! SUPERAREMOS TAIS DIFICULDADES, POIS ACREDITAMOS NA POLÍTICA SÉRIA! BEM COMO, ACREDITAMOS QUE É NA AÇÃO COLETIVA E POPULAR QUE RESIDE A ESPERANÇA DE CONSTRUIRMOS UM MUNDO MELHOR! 
Seguimos em luta! 

SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO PÚBLICA DO RN
NÚCLEO DO SINTE/RN EM PEDRO AVELINO

Sem comentários:

Enviar um comentário