quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

CARAMURU PAIVA TEM REUNIÃO COM A GOVERNADORA FÁTIMA BEZERRA >> Reunião trata de ações para a gestão das águas dos reservatórios do RN


O diretor-presidente do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), Caramuru Paiva, esteve reunido com a Governadora Fátima Bezerra, na sexta-feira (4), para tratar da execução política estadual de recursos hídricos do Governo do RN, objetivando assegurar água em quantidade e qualidade necessárias ao abastecimento das cidades potiguares.

O Igarn é responsável por executar as ações de gestão dos recursos hídricos do Estado. Entre as atividades realizadas pelo Instituto estão o monitoramento quantitativo e o qualitativo das águas dos mananciais, assim como regularização e fiscalização do uso da água. O Igarn realiza ainda ações de interiorização e educação em recursos hídricos visando conscientizar sobre o uso da água.

Devido ao longo período de estiagem que teve uma duração de seis anos e, após um ano de inverno dentro do normal, as reservas hídricas estaduais atuais correspondem a 960,580 milhões m³, em termos percentuais, 21,77% da capacidade total de armazenamento total dos corpos hídricos superficiais estaduais monitorados, o que torna necessária a adoção de ações que visem a manutenção da maior quantidade de água até que a nova quadra invernosa tenha início visando garantir a segurança hídrica do Estado. 

O diretor-presidente do Igarn ressaltou que o órgão continuará intensificando ações de gestão que prolonguem as reservas hídricas estaduais. “O Igarn continuará mantendo uma atenção redobrada até que o novo período de inverno se confirme e os reservatórios possam receber nova recarga, visando garantir quantidade e qualidade de água, necessárias ao abastecimento das populações e para as atividades produtivas”, disse Caramuru Paiva após a reunião.

Sem comentários:

Enviar um comentário