sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO >> Secretário de Educação do RN fala sobre pagamento do piso salarial dos professores

O Secretário de Educação do RN, Getúlio Marques, em entrevista aos programas 96 Minutos e Band Entrevista, se comprometeu a seguir o reajuste do piso salarial nacional dos professores para a rede pública do estado, que este ano terá um reajuste de 4,17%. 

"Vamos sim, seguir o reajuste. Estamos só analisando em que momento faremos isso e o impacto econômico, uma vez que o reajuste também será extensivo aos aposentados. Tratam-se de recursos federais transferidos automaticamente pelo governo federal e estamos só analisando estes fatores", afirmou o secretário.

Ele também disse do esforço que o governo fará para pagar o reajuste todo de uma vez e não de forma parcelada como foi no governo passado. "Até maio deste ano o governo ainda estará pagando parcela do reajuste do ano passado. Queremos fazer um esforço para pagar todo de uma vez, não há porque ser parcelado e em algum momento queremos fazer isso", afirmou Getúlio. 

Como em anos anteriores, o governo precisa enviar um projeto à Assembleia Legislativa para que seja concretizado o reajuste, embora pelo bom senso esta medida não fosse necessária, uma vez que já existe a Lei Nacional do Piso do Magistério, prevendo o reajuste anual, sempre em janeiro, corrigido pela inflação do ano anterior.

A dependência de autorização do Legislativo só faz demorar mais ainda a efetivação do reajuste aos salários dos professores, uma das categorias que são menos remuneradas em todo o país.

SINTE CONFIRMA AUDIÊNCIA 
Por sua vez, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN, através da coordenadora Fátima Cardoso, confirmou a audiência com o secretário de educação no próximo dia 15 de janeiro, terça-feira. Na pauta principal o terço de férias e o piso salarial dos professores.

Sem comentários:

Enviar um comentário