sexta-feira, 20 de setembro de 2019

PROJETO APROVADO >> Aeroporto Augusto Severo abrigará Centro Cultural sobre a 2ª Guerra Mundial

DO BLOG: Mesmo com muita gente ainda pedindo e até realizando várias campanhas nas redes sociais para que o aeroporto Augusto Severo em Parnamirim volte a ser o aeroporto oficial da Região Metropolitana de Natal, em substituição ao Aeroporto Aluízio Alves, localizado em São Gonçalo do Amante e que foi inaugurado para a Copa do Mundo de 2014.

Segue abaixo a matéria:


O terminal de passageiros do aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim, vai se transformar em Centro Cultural Trampolim da Vitória (CCTV). O projeto foi apresentado nesta quarta-feira (18) pelo prefeito Rosano Taveira e aprovado em reunião no Alto Comando da Força Aérea Brasileira, em Brasília, junto à Aeronáutica. A prefeitura prevê que, além de dar funcionalidade ao antigo terminal, o CCTV vai impulsionar o turismo da cidade e da região, gerando mais emprego, renda e oportunidades de negócios.

O Centro vai contar a participação de Parnamirim durante a 2ª Guerra Mundial. Em junho passado o projeto foi apresentado para pesquisadores e intelectuais da Academia Norte-Riograndense de Letras (ANRL). Segundo foi apresentado, na área em que funcionava o antigo terminal de passageiros funcionará um pavilhão de exposições, com mostras temáticas e exposições de aviões utilizados na época da 2ª Guerra Mundial.
Outro espaço utilizado será o Campo da Aeropostale/Air France, que teve suas origens no ano de 1927, quando chegou ao estado Paul Vachet, com a finalidade de instalar um aeródromo para a empresa francesa de aviação, dando início assim a história de Parnamirim.
Além deste espaço, será utilizado ainda a Estação da Lati, fundada em 1939 quando a Linee Aeree Transcontinentali Italiani (Linhas Aéreas Transcontinentais Italianas) construiu seu primeiro Hangar para ligação aérea das Américas com a Europa, em substituição aos alemães, envolvidos na 2ª Guerra Mundial.
Serão utilizados, segundo foi apresentado na ANRL três edificações da Base Oeste da Ala 10, construídas originalmente pela aeronáutica, a partir de 1942, com a criação da Base Aérea de Natal. O projeto conta com a parceria do Sebrae/RN, que há mais de 3 anos desenvolve a ideia daquilo que virá a ser um circuito histórico e cultural com a utilização de diferentes equipamentos e espaços, em Natal e em Parnamirim, diretamente ligados com esse período. A ideia já foi exposta neste ano na 5ª edição da Feira dos Municípios e dos Produtos Turísticos do RN (Femptur) e para o Cônsul Geral dos Estados Unidos no Recife, John Barret e o Cônsul de Diplomacia Pública de Educação, Cultura e Imprensa, Daniel Stwart.

Sem comentários:

Enviar um comentário