Um dos Biomas mais ricos em biodiversidade do planeta é também um dos mais ameaçados de extinção. No Rio Grande do Norte, as Unidades de Conservação Estaduais, sob administração do Idema, fazem o papel de proteger o Bioma, atuando no monitoramento, recuperação da floresta, além do fortalecimento da legislação que a protege.
Em Natal, por exemplo, o Parque das Dunas é parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, que é a porção mais ao norte de Mata Atlântica do Brasil. O Parque abriga mais de 600 espécies em se tratando de biodiversidade, divididos entre fauna e flora. Além do Parque das Dunas, as Unidades de Conservação Estaduais que protegem o Bioma são: APA Jenipabu, APA Bonfim-Guaraíras, APA Piquiri-Una e o Parque Estadual Mata da Pipa (Pemp).
O território potiguar possui 336.289 hectares de Mata Atlântica, o que corresponde a 6,37% da área total do RN.
Em nosso país, aproximadamente 120 milhões de pessoas vivem na área de domínio da Mata Atlântica. A qualidade de vida de cerca de 70% da população brasileira depende da preservação dos remanescentes. Hoje, restam apenas 12% da floresta que existia originalmente no Brasil.
Em virtude dessa data estarão acontecendo, mesmo que de forma virtual, vários debates e explanações relacionados a importância desse bioma para a vida na terra. Aproveite e assista! 👇👇
🌱🌳 Viver na Mata Atlântica é um privilégio, mas também uma grande responsabilidade.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário