segunda-feira, 27 de julho de 2020

GRANDES PERSONALIDADES NORDESTINAS >>100 anos de Celso Furtado | Legado de um projeto de desenvolvimento, a partir da "Operação Nordeste" 🌵


A imagem pode conter: 1 pessoa, texto que diz ""Poucos de nós temos consciência do caráter profundamente anti- bumano do subdesenvolvimento. Quando compreendemos isto, facilmente explicamos por que as massas estão dispostas a tudo fazer para superá-lo." Celso Furtado, A pré- revolução brasileira 28j"
🏆 Celso Furtado foi um dos mais importantes economistas brasileiros, nasceu na cidade de Pombal, no Sertão da Paraíba. Na data de hoje, ele completaria 100 anos. Sua biografia e sua obra permanecem vivas na história do Brasil e da América Latina.
🎯 A obra “A Operação Nordeste” fundamentou a criação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
💦 Aqui está a grande sacada que Celso Furtado destaca em “Operação Nordeste”. Suas palavras foram: “Foi observando as vicissitudes e disparidades do desenvolvimento na América espanhola – as razões pelas quais uns países se desenvolvem e outros não – que melhor percebi a natureza dos desequilíbrios regionais que hoje caracterizam o Brasil¨.
🌱 A partir dessa observação, Furtado elaborou seu projeto de desenvolvimento para o Brasil, especialmente para o Nordeste, com foco na superação de adversidades naturais, como a seca.
📺 Eu posso resumir em três planos de ação a obra: 1) criar uma economia resistente à seca (“economia da caatinga”, com aproveitamento do seu potencial e das lavouras xerófilas; 2) deslocar a fronteira agrícola do Nordeste, colonizando outras terras, com clima mais ameno, a exemplo do Maranhão; 3) aumentar os investimentos industriais na região.
📼 Celso Furtado percebeu que fazer o essencial (o básico mesmo!) é o grande segredo de uma economia de alta produtividade. Porém, no Brasil, costumamos nos limitar a transplantar soluções retrógradas e modelos econômicos ultrapassados. A proposta de Furtado trata de uma excelente ferramenta de trabalho, para sairmos dos discursos ideológicos e das falsas complexidades.
✈ "A Operação Nordeste" se passa durante a década de 1960, quando Celso Furtado foi a Washington, como superintendente da Sudene, para se encontrar com o então presidente dos EUA, John Kennedy, que decidiu apoiar um programa de cooperação com o órgão.
🎲 Infelizmente, forças conservadoras da política brasileira frustraram o projeto de desenvolvimento de Furtado para o Nordeste. Seu projeto foi sufocado por políticos que preferiam tirar vantagens da manutenção do subdesenvolvimento. Até hoje, foi Furtado quem elaborou o único projeto de desenvolvimento real para a região.
📚 Quer se aprofundar no assunto? Adquira o Livro "Um século de secas", uma obra completa, com 474 páginas, sobre os projetos de desenvolvimento para a região e as lições, 100 anos depois. 🦉 Link para comprar o Livro: http://letrasambientais.org.br/sobre-livro

Sem comentários:

Enviar um comentário