terça-feira, 10 de novembro de 2020

ENCANTAMENTOS DA CAATINGA >> As características que tornam o umbuzeiro uma das árvores de grande importância nesse bioma

Com a copa em formato de um imenso guarda-chuva verde durante o período chuvoso, as raízes do umbuzeiro (ou imbuzeiro) armazenam até 1000 litros de água em seus xilopédios! Árvore cisterna! Durante o período da seca, quando a árvore perde todas as suas folhas, é só ir atrás de suas batatas embaixo da terra. Seu nome de origem tupi-guarani, "ymbu", revela exatamente isso: "árvore que dá de beber". Seu fruto é o umbu, pequeno, arredondado e verde-amarelado.

Consta ser meio azedo, mas rico em vitamina C. O umbu pode ser consumido in natura ou ser usado no preparo de doces e salgados. Cooperativas de produtores agroextrativistas no sertão da Bahia e na Central do Cerrado vendem polpa, geleia e doces.

O site CERRATINGA.org.br descreve espécies da caatinga e do cerrado, com fotos, boas práticas de manejo para o extrativismo sustentável, produtos do beneficiamento, links das cooperativas, contato de pequenos produtores e receitas!
Saiba mais:
UMBU - Cerratinga, Produção Sustentável e Consumo Consciente: https://bit.ly/2TAGqwr

Sem comentários:

Enviar um comentário