sábado, 14 de novembro de 2020

SOBRE A DISPUTA PRESIDENCIAL >> Para líderes do Congresso, Ciro e Lula ameaçam mais Bolsonaro do que Doria e Huck

As chances de o presidente Jair Bolsonaro se reeleger em 2022 cresceram, na avaliação dos principais líderes do Congresso. Para eles, os nomes mais fortes para enfrentar Bolsonaro são dois velhos conhecidos dos eleitores: o ex-governador Ciro Gomes (PDT) e o ex-presidente Lula (PT), pela ordem. Lula saiu vitorioso em duas das cinco disputas presidenciais de que participou. Ciro concorreu em três oportunidades, mas não chegou ao segundo turno.

Personalidades populares que nunca disputaram um mandato, o apresentador de TV e empresário Luciano Huck e o ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro aparecem empatados na quarta colocação entre aqueles com maiores chances de derrotar Bolsonaro. Logo atrás, vem o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) (veja a diferença entre eles no quadro mais abaixo).

O cenário desenhado acima é uma das conclusões da nova edição do Painel do Poder, ferramenta de pesquisa do Congresso em Foco, que entrevistou 70 parlamentares entre os dias 14 e 20 de setembro. O Painel ouve a cada três meses as principais lideranças do Parlamento, como presidentes de comissões e frentes parlamentares, líderes de bancada e aqueles que se destacam pela influência política na Câmara e no Senado. A pesquisa leva em conta a proporcionalidade de partidos, posicionamento em relação ao governo e distribuição geográfica dos políticos entrevistados.

Entre outros questionamentos, os parlamentares entrevistados responderam à seguinte pergunta: “Na sua opinião, qual dos candidatos abaixo tem mais chances de se eleger presidente da República em 2022?”. Foram oferecidas a eles 13 opções, além de um campo em branco caso quisessem incluir algum nome na lista.

Fonte: Site Congresso em Foco

Sem comentários:

Enviar um comentário