terça-feira, 2 de março de 2021

ARTE & CULTURA REGIONAL >> Projeto revela os caminhos do cinema potiguar

Mostra será composta por 16 filmes produzidos no Rio Grande do Norte e começa nesta segunda-feira (01).

Entre os anos de 2006 e 2016 o Coletivo Caminhos, Comunicação & Cultura produziu diversos filmes de curta e média metragens que retratam a rica cultura potiguar, Formado por jornalistas e profissionais de rádio e TV, o coletivo foi  pioneiro em sua forma de organização e produção coletiva de seus projetos audiovisuais, além das oficinas e demais projetos realizados, tudo isso resultou em um acervo de mais de 20 filmes.

A Mostra Caminhos do Cinema Potiguar, vai prestar uma justa homenagem disponibilizando este acervo através das sessões e democratizando o acesso desses filmes através da internet. Trata-se de uma mostra inédita e diferenciada que pretende mostrar a cultura e a tradição norte riograndense através do acervo audiovisual que fará parte desta iniciativa. A Mostra Caminhos de Cinema Potiguar ocorrerá no período de 01 a  05 de março e será composta por 16 filmes feitos no Rio Grande do Norte através do Coletivo Caminhos. 

A jornalista e apresentadora Érica Lima coordena o projeto e fala sobre os objetivos da iniciativa.

“Este projeto além de permitir o acesso a esses filmes, vai reforçar o sentido de pertencimento dos potiguares além de contribuir com a difusão de nossa cultura audiovisual, eu também faço parte dessa história e o Coletivo Caminhos contribuiu de forma efetiva para o desenvolvimento do cinema no estado”.

Érica enfatiza que nos dias atuais a rede mundial de computadores é um espaço fantástico para partilha da memória e da história de nosso povo. 

Mostra Caminhos de Cinema Potiguar além das 05 sessões feitas pelo canal do projeto no youtube, será também um espaço que permanecerá com os filmes disponíveis mesmo depois do período da Mostra, tornando ainda mais importante e perene este projeto que responde a uma demanda urgente de difusão do audiovisual Potiguar. A intenção é que o projeto possa ter outros desdobramentos com a disponibilização de novos acervos. A classificação etária da mostra é livre para todos os públicos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário