terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Brasil está entre países que mais evoluíram em educação na década

É o que apontam os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) de 2009, divulgados hoje (7).

Por Agência Brasil
 
A prova é aplicada a cada três anos pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e avalia o conhecimento de estudantes de 15 anos de idade em matemática, leitura e ciências. No ano passado, participaram 65 países.
O Brasil ingressou no Pisa em 2000. Desde então, a média entre as três provas – considerando os resultados em leitura, matemática e ciências - subiu de 368 para 401 pontos. Nesse mesmo período, apenas dois países conseguiram melhorias superiores aos 33 pontos alcançados pelo Brasil: Chile (mais 37 pontos na média) e Luxemburgo (mais 38 pontos). Na média, os países-membros da OCDE ficaram estagnados de 2000 a 2009, sem avanços.

O Brasil estabeleceu metas de melhorias no Pisa, como as que já existem para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Para 2009, o objetivo era atingir 395 pontos, o que foi superado. Em 2021, o país precisa alcançar 473 pontos, média dos países da OCDE.

Na avaliação do ministro da Educação, Fernando Haddad, os resultados desmontam a teoria de que o Brasil estaria sempre em defasagem em relação aos países desenvolvidos, já que somente em 2022 atingiria níveis semelhantes na avaliação. “O mundo está estagnado do ponto de vista da qualidade [da educação]. Embora alguns países da OCDE tenham melhorado, outros pioraram e, na média, ficaram estagnados. Em educação sempre há espaço para melhorar, mas o mundo desenvolvido está com dificuldade em fazer a sua média subir”, afirmou.

24 cidades brasileiras com risco de dengue


Vinte e quatro cidades brasileiras estão com risco de surto de dengue, segundo o Ministério da Saúde. O Ministério diz ainda que 154 cidades, incluíndo 14 capitais, estão em alerta. Rio Branco, no Acre, e Porto Velho, em Rondônia, são duas capitais com risco eminente de surto de dengue de acordo com dados do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti, realizado em 370 cidades.
As vinte e quatro cidades com risco iminente de surto registraram 4% das residências vistoriadas com a larva do mosquito. Dentre as outras 154 cidades com risco de surto — as quais têm entre 1% e 3,9% de residências com larvas — , estão Salvador, Rio de Janeiro, Cuiabá, Palmas, Maceió, Belém, Recife, Goiânia, Aracaju, Manaus, Boa Vista, Fortaleza, Vitória e Natal. 197 cidades apresentaram índice menor que 1%. A doença é mais comum no verão brasileiro que começa no dia 23.


Escola de Felipe Guerra ganha prêmio nacional

Com poucos meses que foi criado, o projeto "Horta Viva" da Escola Estadual Antônio Francisco (EEAF) na cidade de Felipe Guerra, região Oeste do Rio Grande do Norte, a maior escola pública do município fechará o ano de 2010 com mais uma grande conquista.

O Serviço Social da Indústria (SESI) do Rio Grande do Norte comunicou que a Escola Estadual Antônio Francisco (EEAF) foi a vencedora do prêmio Construindo a Nação 2010 - 2011 no âmbito do Rio Grande do Norte.      

Entre um dos objetivos principais do Prêmio Construindo a Nação 2010-2011 é estimular a cidadania nas escolas públicas e privadas a desenvolverem projetos de ação que contemplem temas voltados à cidadania, com a participação efetiva dos estudantes em todas as suas etapas, além de envolver alunos e professores, da comunidade escola.

Palestinos saúdam reconhecimento e dizem que Brasil é pioneiro

"Para governo palestino, o reconhecimento tem uma importância diplomática muito grande;
Governo de Abbas saúda Brasil e Argentina por reconhecer Estado
O porta-voz do gabinete palestino, Ghassan Hatib, declarou nesta segunda-feira (06), que os palestinos ficaram extremamente satisfeitos com a decisão da Argentina de seguir o exemplo do Brasil e reconhecer o Estado palestino com as fronteiras existentes em 1967.
'O Brasil é, sem dúvida, o pioneiro nesse processo, dando um exemplo que já foi seguido pela Argentina e que esperamos também seja seguido por outros países da América Latina', disse o porta-voz palestino à BBC Brasil.
Na sexta feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou uma carta a seu colega da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, declarando que o Brasil reconhece o Estado Palestino nas fronteiras anteriores à Guerra dos Seis Dias, deflagrada em 1967, que incluem a Cisjordânia, a Faixa de Gaza e Jerusalém Oriental.

Sem comentários:

Enviar um comentário