quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO NORTE GANHA LIVRO QUE DESPERTA INTERESSE DE JOVENS

Fonte: Jornal O Mossoroense
Estudar História é considerado um "saco" para muitos estudantes que, acostumados ao famigerado "decoreba" de datas e fatos aparentemente desconexos, acabam desenvolvendo uma verdadeira ojeriza pela matéria. Incomodado com este fato, o professor Tales Augusto Oliveira, um apaixonado por história, e em especial pela história potiguar, se propôs ao desafio de mudar esta situação.
E conseguiu. O livro lançado na semana passada sob o título "História do RN para Iniciantes" para o público infanto-juvenil conquistou também muitos adultos, que também sofreram  com a chatice das aulas ministradas no seu tempo.
Com um texto leve, muitas vezes permeado de tiradas bem-humoradas, o conteúdo da obra aborda todos os fatos históricos importantes, ou no mínimo curiosos, do nosso Estado.  A atenção do leitor é presa não só através de imagens interessantes, mas também pelas imagens evocadas pela própria leitura. O livro transforma a nossa história em algo fascinante, onde os fatos e acontecimentos ganham corpo e dramaticidade.
Como professor de História, Tales afirma que o conhecimento relativo às Histórias Geral e do Brasil é bastante explorado pelas unidades de ensino, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Entretanto o estudo e conhecimento sobre a História local muitas vezes é negligenciado e se resume ao seu ensino/estudo no 5º ano do Ensino Fundamental, e como tal é retomado nos famosos aulões às vésperas de vestibular ou concurso. "Por isso busquei escrever para aqueles que são iniciantes em tudo, inclusive na leitura. Ora se muitos deles já veem a História do Brasil como algo chato e sem graça, imagina se falarmos da história do Rio Grande do Norte," pondera.
"Muitas vezes conhecemos o mundo, mas desconhecemos nossa própria casa. Além disso, esta é uma obra que explica e não complica, possibilitando crianças, adolescentes, jovens e adultos a leitura sem compromisso de decorar nomes, datas e fatos. Isto torna a história mais humana, afinal a história é feita por pessoas," explicou.
A receptividade do público também surpreendeu ao próprio Tales. "Muitos dos que compraram não eram do meu público alvo. Até o Michel, que trabalha na Livraria Siciliano, comprou o livro e disse que adorou a obra. Vários foram os alunos e ex-alunos que já o usaram (e bem) no vestibular da UFRN deste ano, as três questões cobradas no processo seletivo foram abordados na obra. Outro detalhe que não posso deixar de ressaltar, é que a grande maioria dos autores de História do Rio Grande do Norte são da capital. Já neste livro coloquei um olhar interiorano. Fui da culinária à arqueologia, do lazer à curiosidade, da cultura popular à cultura erudita, enfim, tentei colocar no livro um olhar holístico sobre nossa História, onde vemos o RN não separado do mundo, mas como parte dele e sendo importante como sempre mereceu e merece ser," declarou.
  O livro está disponível nas livrarias Siciliano e Independência, e na Poty Livros localizada na Uern.

Sem comentários:

Enviar um comentário