sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Notícias e curiosidades...

Dia Mundial dos Direitos Humanos 

10 de dezembro é o dia mundial dos direitos humanos. A data marca a proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) pelas Nações Unidas (ONU), em 1948.
A DUDH é um marco na luta pelos direitos humanos em todo o mundo. Esta luta, no entanto, não se restringe a esta data; é uma luta permanente de todos/as que acreditam que a dignidade humana está acima de qualquer preço, aliás, nunca pode ter preço, mas só valor, e não está disponível em qualquer hipótese.
Mas, será que estamos convencidos/as de que direitos humanos se constituem em valor universal? O que significa defender direitos humanos? Quais são os principais desafios para realizar os direitos humanos hoje?
Refletir sobre estas questões é o chamamento deste artigo. Mesmo que não possa comportar todas as dimensões que as questões suscitam, apresenta alguns aspectos que podem ajudar a despertar consciências e a mobilizar práticas.
 
 
Uso da Internet sobrecarrega o cérebro, diz pesquisa

Uma pesquisa revela que as pessoas estão ficando sobrecarregadas com informações de computadores, telefones e e-mails, o que dificulta a concentração em uma única tarefa.
Segundo cientistas da Universidade de New South Wales, na Austrália, usuários que passam muito tempo na internet podem sofrer do “Distúrbio de Déficit de Atenção”. Ou seja, esses internautas podem perder a habilidade de ler livros e assistir peças de teatro, já que estão acostumados com pequenas quantidades de informação, como os tuítes.
Conforme reportagem do jornal britânico “The Sun”, alguns cientistas dizem que o grande número de conversas instantâneas poderia, inclusive, prejudicar uma área do cérebro chamada “córtex pré-frontal”. Segundo o professor John Sweller, a quantidade de informações que recebemos pela internet pode exceder os limites, o que causaria os problemas de memória.
E-mail
Outra pesquisa mostra que alguns funcionários de escritório são viciados no e-mail. De acordo com os cientistas, receber um e-mail produz um hormônio de bem-estar nas pessoas. Além disso, a maioria dos adultos verifica sua caixa de entrada mais de 30 vezes por hora. A pesquisa é destaque da revista “Esquire” de janeiro.

Fonte: Portal G1

Fátima se solidariza com mobilização de jornalistas do RN por melhores salários


A deputada Fátima Bezerra - PT/RN se solidarizou à mobilização dos jornalistas do Rio Grande do Norte que estão na luta por um reajuste salarial e melhores condições de trabalho. Fátima ressaltou os baixos salários desses profissionais. “Os jornalistas do meu Estado, o Rio Grande Norte, infelizmente recebem o mais baixo salário da categoria no País, apenas 900 reais. Diante desse quadro, os jornalistas estão mais uma vez em campanha salarial, lutando tanto por melhoria salarial, por melhores condições de trabalho.” 

Fátima disse esperar que empresários e jornalistas cheguem a um entendimento o mais rápido possível. “Quero mais uma vez reiterar o nosso apelo para que as empresas de comunicação cheguem a um acordo e que, de fato, possam tirar os jornalistas do Rio Grande do Norte desse patamar de receberem hoje infelizmente os mais baixos salários da categoria de jornalistas no nosso País. Os jornalistas continuam mobilizados, repito, lutando. Daí a nossa expectativa para que os empresários da comunicação cheguem a um acordo a fim de melhorar os salários e as condições de trabalho desses profissionais. Profissionais, todos sabemos, enfrentam forte estresse, trabalham sob pressão do horário de fechamento dos meios de comunicação, muitas vezes com até 12 horas de trabalho diário.”, ressaltou a deputada.       

Outro ponto de destaque no discurso da deputada foi a necessidade de aprovação de projeto de lei na Câmara dos Deputados que regulamenta a contratação de jornalistas profissionais na administração pública. “Importante passo para a valorização profissional dos jornalistas é a necessidade de esta Casa aprovar projetos de lei, como o do companheiro deputado Paulo Pimenta, o qual disciplina a admissão de jornalistas profissionais no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal. Quero inclusive saudar o companheiro deputado estadual do PT, Fernando Mineiro, e parabenizar a Assembléia Legislativa do meu Estado, Rio Grande do Norte, que aprovou iniciativa semelhante”.

Fonte: Blog da Fátima

União Européia recebe 1 milhão de assinaturas contra aprovação de transgênicos

As organizações Greenpeace e Avaaz entregaram nesta quinta-feira à Comissão Européia (órgão executivo da União Européia - UE) a primeira "iniciativa cidadã" do bloco, um pedido para que se aplique uma moratória à aprovação de produtos transgênicos assinada por mais de um milhão de cidadãos da UE.
O texto reivindica à Comissão Européia que detenha as autorizações ao cultivo de organismos geneticamente modificados (OGM) e que constitua uma autoridade reguladora "independente, ética e científica" encarregada de avaliar o risco destes produtos para a saúde humana e para o meio ambiente.
O pedido, que foi assinado através da internet por mais de um milhão de cidadãos dos membros da UE, representa "a grande brecha existente entre a opinião dos cidadãos europeus e as políticas da Comissão Européia", disse em entrevista coletiva o responsável pelo escritório europeu do Greenpeace, Jorgo Riss.
O órgão executivo da UE "ignorou as opiniões da comunidade científica e a oposição majoritária dos cidadãos" à aprovação do primeiro transgênico desde 1998, ressaltou Patel.
Em menos de um ano, as ONGs conseguiram obter um milhão de assinaturas e cumpriram assim as principais condições para apresentar uma "iniciativa cidadã européia".
A Comissão Européia estima que a iniciativa cidadã "não estará em vigor" até sua aprovação formal, por isso que afirma não ser "obrigada a responder" ao pedido apresentado nesta quinta-feira, disse em entrevista coletiva o porta-voz da UE Frédéric Vincent.
Mesmo assim, o comissário para a Saúde e Consumo, John Dalli, expressou sua vontade de "analisar seriamente a proposta" após recebê-la na manhã desta quinta-feira das mãos das ONGs.

Fonte: Portal G1

Sem comentários:

Enviar um comentário