segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Notícias do dia.

Aniversário do Grupo de Capoeira Cordão de Ouro
 Na tarde desse domingo (26), na Casa de Cultura Popular o Grupo de Capoeira Cordão de Ouro, do Mestre Sho To Kan, aqui em Lajes, realizou um evento de batizado de vários de seus alunos e contou com a participação de mestres de capoeira de várias partes do estado. Antes do início do batizado os presentes puderam assistir a uma apresentação de mamulengo, bastante divertida. Na oportunidade o Mestre Sho To Kan agradeceu aos apoios recebidos para realização desse evento e a participação de todos que ali estavam.

Estiveram presentes a esse evento: o Vereador Canindé Rocha - PT, a Coordenadora da Casa de Cultura Popular, a Srª Nevolândia Laureano, o Professor de Tae Kon Do Dedé Catana, além familiares dos alunos e também muitos admiradores da capoeira.


Literatura Lajense em alta

Ainda na Casa de Cultura Popular aconteceu ontem á noite (26), um culto da Igreja Pentecostal do Brasil que foi presidido pelo Pr. João Maria Albuquerque para celebrar o lançamento de um livro de uma das personalidades culturais mais importantes de nosso município: O Profº João Batista Martins. 

O evento contou com a participação dos fiéis da referida Igreja, de familiares do Profº Batista Martins, da Coordenadora da Casa de Cultura Popular, a Srª Nevolândia Laureano, do Vereador Canindé Rocha - PT, do Sr. Stefferson Souza, do Professor Marcílio Moreira, da Secretária Municipal de Agricultura Gorete Santos, da Professora e também escritora Vitória Avelino e da imprensa local, representada pelo Sr. Robson Oliveira.

O título do livro: Conjugações do Verbo em Tupi Antigo é resultado de um  vasto estudo  realizado pelo Profº Batista Martins sobre essa língua que hoje encontra-se quase extinta. O Professor Batista Martins disse ainda que estará agora preparando a tradução do Evangelho de Mateus para a língua Tupi, com o intuito de que os povos dessa nação indígena possam ter condições de ter acesso ao Evangelho em sua própria língua.

Essa obra literária é apenas uma parte do que  o nosso amigo João Batista Martins tem produzido, sendo um dos grandes personagens da cultura lajense. Parabéns!!!
 

Morre Noílde Ramalho, referência em educação no RN

Após reunião na manhã deste domingo (26), familiares e representantes da Liga de Ensino do Rio Grande do Norte decidiram por velar o corpo da educadora Noilde Ramalho na Catedral Metropolitana, a partir das 23h de hoje.

De acordo com a assessoria de imprensa da Escola Doméstica, às 15h desta segunda-feira (27), será realizada uma missa de corpo presente e o sepultamento será às 17h no Cemitério Morada da Paz.

Noilde Ramalho morreu neste sábado (25), durante o cruzeiro marítimo pela costa brasileira. A embarcação passava próximo ao estado de Santa Catarina quando ela se sentiu mal e foi levada para o município de São Francisco do Sul.

Noilde Ramalho era uma das mais antigas diretoras na área da Educação, foram 65 anos dedicados à Escola Doméstica.

Ela também foi fundadora do Complexo Educacional Henrique Castriciano e da Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte (FARN), pela sua dedicação ao ensino, transformou-se em referência na educação potiguar. 

Do Nominuto.com


O GOVERNO LULA

O Brasil sente na pele o crescimento voltado , em primeiro lugar , para o progresso do povo brasileiro. A nossa imprensa ao não reconhecer essa extrema melhora se torna nossa inimiga e , portanto , assim deve ser tratada pelas forças progressistas de nossa pátria.

Esperamos a posse de Dilma com ansiedade para poder soltar o grito de vitória preso a garganta. Será um dia maravilhoso , pleno de alegria do dever cumprido.

Todos os ‘blogs sujos’ trabalharam incessantemente para que esse dia se tornasse realidade.
O ano novo que se avizinha trará a vitória do povo sobre a “elite” e a certeza que o Brasil continuará mudando , para melhor.
  
Fonte: Blog da Dilma 


Viva Irmã Dulce !!

 
A arquidiocese de Salvador informou neste sábado (25) que a cerimônia de beatificação de Irmã Dulce foi marcada para o dia 22 de maio de 2011, na capital baiana. A abertura do processo de beatificação da Irmã ocorreu em 17 de janeiro de 2000. Em 2001 foi anunciado o milagre e, no ano seguinte, o processo foi levado para análise do Vaticano.Para que fosse considerada beata, uma vasta documentação foi encaminhada ao Vaticano, que fez o reconhecimento jurídico, em junho de 2003, sobre a veracidade do milagre atribuído à religiosa. Em abril do ano passado, Irmã Dulce foi considerada venerável pela biografia. Isso, de acordo com a Igreja Católica, quer dizer que Irmã Dulce teve uma vida de santidade.

O milagre atribuído à freira sepultada na Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, e reconhecido pelo Vaticano, ocorreu há 10 anos no interior da Bahia. Uma mulher que tinha acabado de dar a luz, foi curada após ser vítima de uma hemorragia e agonizar por 18 horas. 

Segundo o processo de canonização, os médicos haviam comunicado à família que a gestante não resistiria e já haviam deixado o hospital. Os parentes chamaram um sacerdote, e este pediu para que a Irmã Dulce intercedesse. No fim, os médicos encontraram a mulher curada quando retornaram ao hospital.

Fonte: blog do Pádua




Benes Leocádio será reeleito nesta terça-feira para mais um mandato à frente da Femurn

O prefeito de Lajes, Benes Leocádio(foto), será reeleito nesta terça-feira(28) para mais um mandato à frente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte(Femurn).

A reeleição de Benes irá acontecer durante assembléia geral dos filiados da Femurn que acontecerá no Hotel Parque da Costeira, a partir das 9 horas.

Resta saber se os demais membros da atual diretoria da entidade irão também ser reeleitos ou se haverá mudança nos cargos de direção da Femurn.

A prefeita de Messias Targino, Shirley Targino, chegou a demonstrar interesse em disputar a presidência da Femurn, mas diante da preferência da maioria dos prefeitos pela reeleição de Benes, ela não será candidata.

A pauta da assembléia geral dos prefeitos consta ainda da prestação de contas de 2009 e da mudança de endereço da Femurn, cuja sede passa a funcionar no bairro de Candelária.

Do blog do Oliveira Wanderley


Feira Internacional de Artesanato vai movimentar Natal na alta estação 

Imagem Interna A Fiart movimenta a cultura e a economia de Natal. A programação da 16ª Feira Internacional de Artesanato (Fiart), agendada para o período de de 21 a 30 de janeiro, está formatada e o evento será realizado no Pavilhão das Dunas do Centro de Convenções, em Natal.

Considerado um dos maiores e mais importantes eventos no setor de artesanato do país, a Fiart atrai expositores de todo o Brasil, com a presença de artesãos de outros países como Irã, França, Portugal, Peru, Egito, Paquistão, México, Turquia, Indonésia, Chile, Itália, Uruguai, Índia, Argentina, Bolívia, Portugal, entre outros.



Na visão do coordenador geral do evento, Neiwaldo Guedes, a Fiart é uma estrela no calendário de eventos turísticos da região Nordeste e uma importante janela de negócios para a capital do Estado. “A Fiart é um evento que acontece em plena alta estação e constitui uma excelente oportunidade para o artesão, que além de mostrar a sua arte, comercializa as peças junto ao público local e turistas que visitam o Estado”, afirma Guedes.

Segundo previsão do coordenador da Fiart, o evento movimentará cerca de R$ 5 milhões com a comercialização de produtos artesanais de várias partes do mundo. Um valor que vem das vendas ao público, estimado em 80 mil visitantes, que circularão no Pavilhão das Dunas, do Centro de Convenções de Natal, durante os dez dias da feira, que estará aberta à visitação das 15h às 22h.

Sem comentários:

Enviar um comentário