quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Patrimônio cultural

Acordo busca preservar a Araruna e outras danças folclóricas

por Equipe Na Boca do Mundo
 
Ao verificar a carência de infra-estrutura da Araruna, associação civil sem fins lucrativos, criada em Natal para promover e divulgar a dança Araruna e outras danças populares, o Promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, João Batista Machado Barbosa, constatou a necessidade de se promover o tombamento e o registro no Livro das Formas de Expressão dessa manifestação cultural como forma de proteger o patrimônio material e imaterial.

Com a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado no dia 29, pelo Presidente da Fundação Capitania das Artes (Funcarte), Francisco Rodrigues de Carvalho Neto, fica garantida a preservação da Araruna. Pelo TAC o município tem o prazo de um ano para promover o tombamento do prédio onde hoje funciona a Associação Araruna (Rua Miramar 173, Rocas), em razão de seu relevante valor cultural para o Município de Natal. Além disso, ficou acertado que todos os anos durante os meses de janeiro e fevereiro, bem como em agosto (mês do folclore popular), a Funcarte deve promover uma vez por semana, no pátio em frente ao Museu de Cultural Popular Djalma Maranhão, na Ribeira (e em outros locais de igual visibilidade), um ensaio da dança Araruna e outras danças antigas, através da Associação Araruna, fornecendo todos os meios e infra-estrutura.

O continuismo de quem eleita para continuar

Do blog do Nassif
Sigo acompanhando os desbravadores dos documentos expostos pelo Wikeleaks. Mas o meu "fora de pauta" vai para as indicaçôes ministerias.
Há, sim, um erro de comunicação. Afinal, Dilma garantiu que divulgaria a equipe econômica num primeiro momento. E, em blocos, os outros integrantes do primeiro escalaão. De oficial, temos a equipe econômica. Mas a chamada "cozinha" do Planalto (Casa Civil, Secretaria Geral, Relações Institucionais, Gabinete de Segurança Institucional e Itamaraty) ainda seguem na indicação de assessores. Os ministérios fins (Saúde, Educação, MDS, MDA, Integração, MDic, Cultura, Esportes - e suas secretarias especias, com status ministeriais) seguem o esquema de sempre: balão de ensaio.
Mas o governo Dilma, segundo a Imprensa, já está marcado pelo selo imposto do continuismo. Ora, que mal há nisto?
Afinal, Dilma recebeu + de 56 milhões de votos pregrando a continuidade do governo Lula. Então, mudar todo o ministério séria dizer aos seu eleitores que, aqueles que lá estavam, não deveriam continuar.
O segundo ponto seria a intromissão do Presidente Lula na composição do ministério da Presidente Dilma. Ora, basta verificar a agenda da Ministra-chefe da Casa Civil, para saber que ela conhece cada um dos ministros de Lula melhor do que ele. Então, Dilma sabe onde por ponto final e é capaz de convenver Lula disto.
Dilma, entretanto, ñao é neófita em política governamental e no respeito à composição de forças político-partidárias. E, num governo de continuidade, mas que agrega novas forças políticas, há que se ter a devida prudência do "levantar o tapete".
Dilma Roussef tomará posse em 1º de janeiro de 2011. Entrará para a História do Brasil como a primeira mulher a alcancar este feito. O restante de sua história será escrito ao final de seu mandato. A foto oficial, tirada no calorento Salão Oeste do Palácio do Planalto, será apenas uma foto histórica: o primeiro ministério nomeado por uma mulher presidente. Ela terá, ainda, 4 anos para provar que mereceu os votos e, ainda, a chance de reconquistá-los, por mais 4 anos.
O primeiro Ministério indicado por Dilma é dela. E é de reconhecimento aos seus companheiros  no governo Lula que contribuiram para que ela pudesse nomeá-los, novamente. Nada mais justo. E democrático.

Comissão especial de senadores aprova relatório do novo CPP, com emendas

Da Agência Senado

A comissão especial de senadores que analisa o projeto do novo Código de Processo Penal (PLS 156/09) aprovou, no início da noite desta terça-feira (30), o relatório do senador Renato Casagrande (PSB-ES) sobre as 214 emendas apresentadas para votação em segundo turno. Foram aprovadas 65 emendas, enquanto outras 32 foram parcialmente aproveitadas como subemendas de relator. A matéria - que tem como autor o presidente do Senado, José Sarney - ainda terá de ser votada no Plenário e, se aprovada, seguirá para análise da Câmara dos Deputados.

1º de dezembro Dia Mundial da Luta Contra a AIDS

O dia 1º de dezembro é celebrado mundialmente como o Dia de Luta Contra a AIDS e, durante o Carnatal, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), através do Programa Estadual DST/Aids, irá promover mais edição da campanha  “Fique Sabendo”. A ação visará a prevenção e a conscientização da população contra o preconceito. 

O “Fique Sabendo” é uma mobilização de incentivo ao teste de Aids, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de conhecer sua sorologia e provocar mudança de atitudes com foco na prevenção à Aids. Vários artistas e formadores de opinião têm apoiado o Ministério da Saúde nesta mobilização, inclusive realizando o teste, para incentivar a população não só a também fazê-lo, mas diminuir cada vez mais o preconceito em relação ao HIV/AIDS.

Sem comentários:

Enviar um comentário