sexta-feira, 8 de julho de 2011

Alimentos e transportes baixam inflação para 0,15% em junho

Alimentos e transportes baixam inflação para 0,15% em junho 
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de junho apresentou resultado de 0,15%, bem abaixo da taxa de maio (0,47%). De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a redução é explicada pela queda nos preços de alimentos e dos custos de transportes e combustível - tanto derivados de petróleo como etanol. 

De acordo com o boletim Economia Brasileira em Perspectiva, divulgado na última terça-feira (5), pelo Ministério da Fazenda, a recente queda do preço do etanol deve manter a inflação em 5,6% neste ano. “Uma das principais fontes de pressão sobre a inflação recente no Brasil, os preços do etanol convergem em direção ao patamar mais baixo registrado no ano passado”, destacou o ministério. 

Em relação à evolução do crédito, a publicação informa que as medidas macroprudenciais (contenção de crédito para impedir a inflação provocada pelo excesso de demanda) adotadas no fim do ano passado pelo Banco Central estabilizaram a concessão de empréstimos às pessoas físicas em torno de R$ 700 milhões por dia. E o endividamento das famílias caiu de 39,3% da renda em dezembro, para 36,6% no fim de março. Em contrapartida, a proporção do salário comprometida com prestações subiu de 21,5% para 26,3% no período.

Alimentação e bebidas - Após registrar alta de 0,63% em maio, o grupo recuou para -0,26% em junho. Entre os alimentos, muitos ficaram mais baratos de um mês para o outro, destacando-se a batata-inglesa e a cenoura. Mesmo entre os produtos alimentícios em alta, muitos mostraram desaceleração na taxa de crescimento de um mês para o outro, como o queijo, o iogurte, o leite em pó e o açúcar refinado. Dentre os produtos não alimentícios, a variação foi de 0,28% em junho, enquanto havia se situado em 0,42% no mês de maio.

Combustíveis - Outro item que liderou os principais impactos para baixo no IPCA foi o litro da gasolina, na categoria transportes, que havia apresentado variação de 0,85% em maio e teve taxa de -3,94% em junho. A seguir veio o etanol, que havia registrado queda de 11,34% em maio e, em junho, continuou em queda, porém, menos acentuada (-8,84%). Juntos, os preços dos combustíveis caíram 4,25% em junho, gerando um impacto de -0,20%. Com a queda nos preços dos combustíveis, o grupo transportes apresentou variação de -0,61%.

Fonte: Secom.gov.br

Sem comentários:

Enviar um comentário