terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Ano letivo: Calendário é divulgado sob ameaça

Fonte: Diário de Natal

O ano letivo na rede pública de ensino de Natal está marcado para iniciar no dia 13 de fevereiro de 2012 - uma semana antes do carnaval -, e terminar no dia 20 de dezembro. As datas foram estabelecidas sem contar com a possibilidade de greve dos professores. Entretanto, é possível que a categoria paralise suas atividades durante a assembleia agendada para o dia 10 de fevereiro, três antes do início das aulas.

O motivo da provável greve é a insatisfação da categoria em relação ao descumprimento dos acordos firmados entre a Prefeitura de Natal e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte/RN). Segundo a coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso, é possível que o calendário estabelecido pela Secretaria de Educação não seja cumprido.

Fátima ressalta que a prefeitura prometeu à categoria diversos benefícios que não foram cumpridos, entre eles estão: reposição salarial, promoção vertical e horizontal, repasse do vale transporte em atraso desde agosto deste ano, enquadramento dos professores da educação infantil. "Além disso, a prefeitura não cumpriu com a gestão democrática, os prédios estão deteriorados e os utensílios sucateados", destacou.

Em relação às escolas da rede estadual, as aulas estão marcadas para iniciar no dia 1º de março. Alguns sábados foram incluídos no calendário letivo de 2012 como forma de minimizar os efeitos da última greve dos professores. Porém, a categoria agendou assembleia para discutir as divergências entre professores e governo do estado para o dia 29 de fevereiro. Entre as reclamações da categoria está a não implementação do plano de cargos e carreiras dos funcionários.

Fátima acrescentou ser "humanamente impossível a ideia de que o Decreto nº 22.511 seja respeitado pela categoria". O documento institui o Centro Administrativo como área de segurança e proíbe manifestações no local. "Nos chamou a atenção porque esse decreto é antidemocrático", disse.

Sem comentários:

Enviar um comentário