segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Carisma, competência e popularidade: Lula "O cara"

Lula é o "famoso mais admirado" pelos brasileiros

Lula neles! Um estudo qualitativo da Giocometti Comunicação, que acaba de sair do forno, não deixa dúvidas. Em resposta à pergunta “quem te inspira?”, o famoso mais admirado pelos entrevistados é o ex-presidente Lula. Ele foi citado por 19% das pessoas, à frente de Silvio Santos (10%); e Ivete Sangalo e Ronaldo Fenômeno (6% cada um).

Os entrevistados também listaram as pessoas que consideram como seus ídolos. Depois de Jesus Cristo (10%), o ex-presidente Lula aparece novamente, desta vez em segundo lugar, com 7%, seguido por Chico Xavier (5%); Ronaldo Fenômeno (5%); pais (4%); e Ayrton Senna (4%). E, de acordo com a pesquisa, o líder é aquele que possui, principalmente, talento (37%); humildade (20%); exemplo de vida (12%); fé (12%); persistência e garra (11%); e solidariedade (9%).

No campo específico da política, quem aparece mais uma vez? Entre os “famosos mais admirados” neste quesito constam o ex-presidente Lula (55%) e Marta Suplicy (19%). Lula também lidera o ranking dos famosos mais admirados “que trabalham para o bem comum”, com 21%. Na mesma lista constam Renato Aragão (11%); Silvio Santos e Marta Suplicy (10% cada um).

“O movimento de admiração ou idolatria não contribui para a transformação do indivíduo, apenas o torna um objeto de referência, uma possibilidade, uma esperança”, afirma Dennis Giacometti, sócio-presidente da empresa que leva seu nome.

A pesquisa ouviu 400 pessoas das classses A, B e C entre 20 e 40 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário