terça-feira, 20 de dezembro de 2011

O compromisso de Dilma em manter o crescimento em 2012

Investimento, emprego e renda, caminho para enfrentar a crise...

Ponto marcante de seu pronunciamento de final de ano às Forças Armadas - leiam o Destaque do dia Às Forças Armadas, presidenta reafirma manutenção da política de defesa nacional - a chefe do governo, Dilma Rousseff não deixou de chamar a atenção para o fato de que a inflação volta a cair, e seguramente as taxas de juros (Selic) cairão.

"A inflação está sob controle e avançamos ainda mais em nosso esforço de consolidação fiscal com uma política monetária que permite margem de manobra em relação aos juros", detalhou a presidenta em discurso durante o almoço de confraternização com os oficiais-generais do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.

No pronunciamento aos militares, a presidenta da República fez um balanço de seu 1º ano de governo, quando previu que em 2012 o país terá crescimento econômico acompanhado de estabilidade. "Temos atraído volumes recordes de investimentos diretos externos e nossas reservas internacionais ultrapassam os US$ 350 bi. Temos, também, um colchão de liquidez sobre a forma de depósitos compulsórios no Banco Central da ordem de R$ 430 bi", ilustrou.


Queda da inflação e dos juros é reconhecida pelo mercado


Tanto a queda da inflação, quanto a dos juros é fato já reconhecido até pelo próprio mercado.O boletim Focus, sondagem feita junto a economistas e agentes do mundo das finanças, semanalmente divulgada pelo Banco Central (BC), mostra que há várias semanas eles prevêem a continuidade da redução da inflação e dos juros também no próximo ano.

Uma política de corte dos juros pela qual a Selic caiu 0,5 ponto percentual em cada uma das três reuniões do Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central (BC) realizadas de agosto pp. para cá tem sido seguida de forma consistente pela área econômica.

Tem razão a presidenta Dilma, é por aí que estamos criando as condições para nosso país enfrentar a atual e grave crise mundial com manutenção do crescimento econômico, criação de emprego e geração e ampliação da renda nos próximos anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário