sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Presidenta Dilma comemora Natal com catadores em São Paulo

Da Agência Brasil

Ao participar ontem da comemoração do Natal dos catadores de material reciclável de São Paulo, a presidenta Dilma Rousseff disse que o governo vai dialogar com os governadores sobre uma forma de combater a violência a qual estão submetidas as populações de rua e muitos catadores de lixo. Durante o encontro, os catadores apresentaram uma lista de 142 mortes de moradores de rua ocorridas neste ano, por fatores diversos, mas principalmente pela ação de grupos de extermínio e por ação da polícia.

Após receber a denúncia feita pela catadora Maria Lúcia, Dilma a classificou como uma verdadeira "limpeza humana". "Muitas vezes, o que está ocorrendo é uma limpeza humana nas grandes cidades deste país", disse.

"Nós temos todo um dever em relação à população de rua e o primeiro deles é proteger a vida e proteger contra a violência. O governo federal vai fazer tudo o que puder para impedir que haja nas cidades e nos estados esse nível de violência que vocês estão aqui denunciando. Não controlamos a polícia dos governadores, mas acho fundamental criar com eles um diálogo para impedir isso que a Maria Lúcia [liderança de catadores] veio aqui denunciar. E que não denunciou tudo, conforme ela me disse", acrescentou Dilma.

Ela defendeu também que os catadores de lixo procurem se associar em cooperativas e disse que o governo vai procurar incentivar essa associação por meio do Plano Brasil sem Miséria. Outro fator que o governo pretende incentivar é a qualificação dos catadores no aproveitamento de resíduos sólidos para que a atividade passe a ter importância econômica. 

Sem comentários:

Enviar um comentário