sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Agenda reúne datas e curiosidades do RN

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

A desmemoriada Natal ganha um verdadeiro presente nesta sexta-feira com o lançamento da "Agenda Cronológica do RN", primeiro título do selo Nobel Cultural, onde são listados fatos que deixaram sua marca na recente história da cidade e do Estado. São datas curiosas, acontecimentos culturais, sociais e políticos, notas de nascimento e falecimento de personalidades potiguares, entre outras informações cuidadosamente selecionadas do livro "A Cronologia do RN", editado em 1996 pelo escritor, historiador e acadêmico Aluísio Azevedo (1925-2005). A agenda está à venda a partir de hoje, por R$ 37, apenas na livraria Nobel Salgado Filho, em Lagoa Nova.

O projeto foi coordenado por Aluísio Azevedo Jr, proprietário da livraria, que também foi responsável pela seleção dos fatos mais relevantes e a revisão dos textos. Os planos de Azevedo Júnior ainda incluem nova edição do livro que deu origem à agenda: "Como o livro está esgotado e as pessoas continuam procurando, surgiu essa oportunidade de lançar um produto de uso diário com esse valor histórico agregado", disse o empresário por telefone.

Trata-se de uma agenda comum (com acabamento em espiral) onde cada página divide-se entre espaço para anotações e informações históricas de todo o RN. "São, em média, cerca de quatro acontecimentos históricos  listados por dia. Acredito que essa agenda irá contribuir para maior divulgação de nossa memória", aposta. As datas são catalogadas a partir do ano de 1500 até 1996, ano de lançamento da obra original.

Além de acontecimentos conhecidos do natalense como o início das obras da Fortaleza dos Reis Magos em 1598, a agenda também revela, por exemplo, o início de operação da linha de trem urbano entre Natal e Extremoz em 1982, a emancipação de diversos municípios. "Há muita informação sobre o período áureo da aviação em Natal (décadas de 1920 a 40), sobre a Segunda Guerra Mundial e até as duas passagens de um dirigível pelos céus da capital", adiantou Azevedo Júnior.

Serviço:

Lançamento da "Agenda Cronológico do RN" na Livraria Nobel Salgado Filho (av. Sen. Salgado Filho, 1782 - Lagoa Nova). Preço: R$ 37.

Sem comentários:

Enviar um comentário