quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Começa o Fórum Social Temático

Fonte: CNTE

Começou na terça-feira (24), em Porto Alegre, o Fórum Social Temático (FST). O evento é ligado ao Fórum Social Mundial, criado na capital gaúcha em 2001 em contraponto ao Fórum Econômico de Davos. A crise mundial e as propostas para a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que acontece em junho, no Rio de Janeiro, estarão no centro dos debates do FST, sob o tema Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental.

O evento, organizado por ativistas e organizações da sociedade civil, pretende ser uma prévia da Cúpula dos Povos, encontro de movimentos sociais paralelo à Rio+20. Além do FST em Porto Alegre, mais 25 eventos devem compor a agenda do Fórum Social Mundial em 2012. De acordo com a organização do FST, até domingo (29) cerca de 30 mil pessoas deverão passar pelas mais de mil atividades programadas para Porto Alegre e mais três cidades da região metropolitana da capital gaúcha.


O evento é divido em diversas atividades, muitas delas propostas pelas próprias entidades que participam do evento - mais de 900 segundo a organização. Ao mesmo tempo, será realizado o Fórum Mundial da Educação. Segundo a organização, são esperadas mais de 30 mil pessoas.

A CNTE está presente no Fórum, falando sobre os principais temas nos quais está engajada, como esclarece a Secretaria Geral da Entidade, Marta Vanelli. "Estamos presentes com alguns diretores, que vão participar de várias atividades de interesse da CNTE, e especialmente fomos convidados a integrar uma mesa no sábado de manhã sobre a Conae e o Plano Nacional de Educação, que é organizada pelo Fórum Mundial de Educação. Vamos falar sobre a importância da Conferência Nacional de Educação para a construção do PNE que está tramitando no Congresso Nacional", explica.

Sem comentários:

Enviar um comentário