quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Bancada petista elogia escolha de Mercadante para substituir Haddad no MEC

Fonte: Portal da Dep. Fátima Bezerra - PT


Imagem Interna
A escolha do senador Aloízio Mercadante (PT-SP) para ocupar o Ministério da Educação (MEC) no lugar de Fernando Haddad, que deixa o governo para disputar a prefeitura de São Paulo na eleição municipal deste ano, foi uma “decisão acertada”, segundo avaliação de deputados do PT na Câmara.
O líder da bancada, Paulo Teixeira (SP), ressaltou a longa trajetória de Mercadante dedicada à educação, “bandeira histórica” do partido e que ganha “enorme força” com a sua escolha, citando ainda o bom desempenho de Haddad.


Em substituição a Mercadante no Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), assumirá Marco Antônio Raupp, ex-presidente da Agência Espacial Brasileira. O anúncio foi feito na tarde de quarta-feira (18), por meio de nota divulgada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

“A educação é a nossa bandeira. O PT tem lutado pela melhoria da qualidade, da democratização do acesso à educação; pela valorização dos professores e por investimentos em ciência e tecnologia. A escolha de Mercadante e de Raupp, um homem renomado, foi muito feliz”, avaliou Paulo Teixeira.

Para a presidenta da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, deputada Fátima Bezerra (PT-RN), o País ganha com a escolha de Aloízio Mercadante. “Excelente escolha. Mercadante é professor, tem identidade com a área educacional, é um intelectual preparado, gestor experiente e político respeitado. Ele reúne todas as condições para dar continuidade ao excelente trabalho de Fernando Haddad e avançar frente aos novos desafios”, afirmou.

Para o coordenador do Núcleo de Educação do PT na Câmara, deputado Waldenor Pereira (BA), existe uma “semelhança” entre o trabalho desenvolvido pelo MCTI e o MEC. “Essa similaridade diz respeito à educação superior. A criação do programa Ciência sem Fronteiras, em 2011, que prevê a concessão de 100 mil bolsas de estudo no exterior para estudantes, desde o nível médio ao pós-doutorado é um exemplo da dedicação de Aloizio Mercadante, que também negociou a fabricação de smartphones e tablets, na sua gestão frente ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação”, destacou o parlamentar.

Na opinião do deputado Antônio Carlos Biffi (PT-MS), relator do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na Comissão de Educação e Cultura, “a educação é a cara do PT e Mercadante é um do melhores quadros do partido. Além de competente e inteligente, reúne os perfis técnico e político e sabe fazer política”, disse.

Nota

Aloízio Mercadante divulgou nota manifestando “contentamento” em substituir Haddad, que “realizou grande transformação na qualidade da educação no país”. E, ainda, “sinto-me muito seguro quanto à competência e ao espírito público do Dr. Marco Antonio Raupp’, referindo-se ao sucessor no Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Sem comentários:

Enviar um comentário