segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Mídia esconde sucesso do ENEM e do PROUNI

Image 

O jogo da mídia é claro e não tem limites. Colocou todos os holofotes sobre o candidato à prefeitura de São Paulo pelo PT, Fernando Haddad, em seus últimos dias à frente do Ministério da Educação. E o fez para alardear o cancelamento da edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que seria realizada em abril deste ano. A de novembro está mantida.

"O coroamento do ENEM passa por duas edições por ano, mas não podemos colocar a máquina em fadiga, sobretudo com essas novas exigências que estão sendo feitas pelo Ministério Público”, afirmou o ministro.

O tema foi mote para alimentar uma campanha para desmoralizar o ENEM a qualquer custo. Os jornais exploram o assunto à exaustão, ainda que várias medidas estejam sendo tomadas para sanar os problemas. Por outro lado, escondem o sucesso do ENEM e do Programa Universidade para Todos (PROUNI).

No entanto, o mesmo MEC que tanto criticam antecipou para sexta-feira passada, a divulgação da lista dos estudantes selecionados para receber bolsas do Programa Universidade para Todos (PROUNI). No maior programa de inclusão social no ensino universitário do país, cerca de 1,2 milhão de estudantes candidataram-se nesta edição – um recorde desde a sua criação, em 2004.

Campanha em curso

O fato é praticamente escondido nas duas entrevistas publicadas, hoje, com Fernando Haddad, em O Globo e no Estadão. E ainda que o Estadão dê uma página inteira a ele, o que vemos pelas perguntas é quão tendenciosa é a matéria. O primeiro questionamento frisa o fato de que Haddad só teria 4% de intenção de votos. Em seguida, vem pergunta: o que fará para não parecer “teleguiado” pelo ex-presidente Lula?

As respostas foram elegantes. Haddad lembrou da trajetória da presidenta Dilma Rousseff, quando críticas semelhantes foram feitas à sua candidatura. E pôs o dedo na ferida: o que está em prática é “uma tentativa de desgastar um projeto que tem 80%, 90% de aprovação (junto à população). Da mesma maneira que tentaram macular o Bolsa Família, o PAC, o PROUNI, vão tentar macular o ENEM”.

Haddad tem razão quando diz que não há no mundo um exame nacional do ensino médio que não passe pelos problemas que enfrentamos aqui. “Na China houve problemas, nos Estados Unidos, na Inglaterra, na França. Há quantos anos existe o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que tem 2% do tamanho do ENEM? A Polícia Federal apurou fraude em cinco das suas edições”, comparou.

Anacronismo da indústria dos vestibulares

Até para manter a credibilidade, os jornais deveriam frisar que o governo entregará, nesta segunda-feira, a milionésima bolsa de estudo para um aluno da rede pública por meio do PROUNI. E que tem procurado enfrentar os desafios que qualquer país que disponha de um programa dessa escala enfrenta. Mas preferem sepultar o Exame Nacional do Ensino Médio e apostar neste verdadeiro anacronismo que é a indústria de vestibulares no Brasil.

Fonte: Blog do Zé

Comentários[6]|


[Rosa Maria Cocco]
Prezado ZD,

A mídia e, inclusive, a blogsfera estão se fazendo de mortas a respeito da atitude do governo do psdb do Estado de São Paulo contra os professores, recusando-se a dar cumprimento à lei federal que instituiu o piso nacional dos vencimentos dos professores e da jornada de trabalho. O seu blog também está siliente sobre o assunto. Nenhuma nota até agora...

Esse assunto não é relevante?
22/01/2012 23:22
[Dora]
Estamos saturados de constatar o quanto a mídia é facciosa, tendenciosa, comprometida com o pior conservadorismo deste país.

Então, devemos partir para uma contraofensiva radical. Principalmente, esclarecendo com argumentos e estatísticas, os avanços obtidos pelo MEC, nem sempre seguidos pelos governos estaduais ( haja vista o estado de S. Paulo, uma lástima!!!)
22/01/2012 15:40

[antonia felix]
Esta elite com cheio de escravocracia é revoltada com qualquer possibiluade de probre estudar. Se prepare ela que já já o BRASIL escravo está dando aulas em universidade, aliás já começou.

Também esta elite deve prepara seus bolsos para pagar bem as faxineira e babás porque ninguém que mais limpar chão por uma merreca.

Pre´parem obolso para pagar bem ou as "finas" mão para lavar seus banheiros porque quem estuda que ser reconhecido.

Lula abriu caminhos, Dilma, Hadad e outros seguem abrindo estratas, avenidas largas para todos os pobres estudarem e melhorar de vida. Deus seja louvado!

21/01/2012 20:28
[Marinalva]
É issi aí Zé os caras estão no desespero.
Atiram em todo mundo, nossos resultados de governo PT Claro,
são incontestaveis. A educação disparou, a moçada esta recuperando o prejuizo de tantos anos de descaso. Isso dá Ibope (voto) e reconhecimento.
Tem que combater a midia tendenciosa, Blindar nosso candidato e bola pra frente. Ninguém vai mais segurar o Brasil!

É isso Companheiro incomodamos porque somos competentes!
21/01/2012 19:00

[Gilmour Poincaree]
Manchete em um dos jornais ... não lembro qual : "Goveno cancela prova do ENEM" ...
21/01/2012 18:54

[Isaias PT]
Acho que estão valorizando de mais as investidas da globo e cia. Nossa gestão tem servido de inspiração para o mundo inteiro. Se essa banda podre da mídia tem tanto poder assim não teria sofrido 3 macroderrotas consecutivas. Vejo a necessidade de se trabalhar junto à sociedade a tese de que tudo que eles são contra é porque está dando certo.

Sem comentários:

Enviar um comentário