sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Cultura Popular

Foto: Rodrigo Sena

Paulo Varela gravou recentemente um CD onde recita cordéis de Chico TraíraA poesia de Chico Traíra hoje na Livraria Siciliano

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

A literatura de Cordel tem espaço cativo há três anos na livraria Siciliano/Saraiva do Midway Mall. Realizado sempre na penúltima sexta-feira de cada mês, o projeto Cordel no Shopping vem impulsionando um estilo que resiste ao tempo e confere posição de destaque ao Rio Grande do Norte quando o assunto é poesia popular. Para ilustrar a edição de janeiro, o poeta assuense Paulo Varela presta homenagem ao cordelista Chico Traíra (1926-1989), de Ipanguaçu - a performance de Varela começa às 19h e segue até às 22h. O acesso é gratuito, mas os organizadores informam que estarão recolhendo doações de alimentos não perecíveis durante o evento.

A escolha da dobradinha Varela-Traíra foi natural, segundo Hélio Gomes Soares, poeta e coordenador do projeto. "Paulo gravou um CD onde recita cordéis de Chico Traíra, que é patrono da cadeira 2 da recém-criada Academia Norte-Riograndense de Literatura de Cordel ocupada por Varela. Então nada melhor que homenagear esse grande poeta popular com a presença de outro poeta que tem tem afinidade com seu trabalho." Gomes Soares lembra que o sarau está aberta para declamações, intervenções poéticas, informes e debates. "Se tiver, lá na hora, alguma pessoa interessada em declamar é só se chegar", avisa.

Segundo Gomes Soares, em 2012 o projeto será norteado pelas homenagens sempre conduzidas por nomes contextualizados. "O Cordel no Shopping é uma iniciativa independente, não tem nenhum vínculo com a Academia apesar dos homenageados serem, em sua maioria, patronos. A realização do projeto, que começou alavancado pelo Movimento Procordel, é bem anterior à própria criação da instituição", esclareceu. A programação das próximas edições ainda estão sendo planejadas. "Há a possibilidade do homenageado ser o cordelista Zé Saldanha, patrono da cadeira número 1, mas preciso acertar isso com a família dele antes de confirmas qualquer coisa."

Ao todo são 40 patronos/cadeiras na Academia Norte-Riograndense de Literatura de Cordel, destas, 28 estão ocupadas desde a solenidade de fundação da entidade realizada em dezembro.

Ainda este mês, no próximo dia 27 de janeiro, na calçada em frente ao IFRN-Cidade Alta, Hélio realiza em parceria com a Casa do Cordel a primeira edição da Feira do Cordel. "Será o dia todo de evento, terminando com um grande sarau", adiantou. Ele acredita que a reforma que está em execução na calçada do IFRN, na avenida Rio Branco, deverá estar concluída até lá. "Foi a própria direção do IFRN que marcou a data", garante.

Durante as edições do Cordel no Shopping, abre-se uma brecha para a poeta popular Conceição Gama apresentar o Cordel Solidário, iniciativa que reverte parte do que for arrecadado com a venda de livretos de cordel da autora. A comercialização de obras de outros cordelistas é livre.

Serviço

Cordel no Shopping, com Paulo Varela em homenagem a Chico Traíra. Hoje, das 19h às 22h, na Siciliano/Saraiva do Midway Mall

Sem comentários:

Enviar um comentário