segunda-feira, 28 de maio de 2012

CULTURA » Saiba mais sobre o Prêmio Cultura Potiguar

Fonte: Jornal diário de Natal

A premiação cultural concedida pelo Diário de Natal/O Poti se iniciou e mantém o formato de oito premiações e outras quatro categorias especiais. Na escolha dos vencedores participam a crítica especializada, o leitor e a direção do jornal. A solenidade de entrega, iniciada no Olimpo Recepções, desde a segunda edição do evento abraçou o palco do Teatro Alberto Maranhão.

Artistas de renome nacional já abrilhantaram a festa. Se o multiartista pernambucano Antônio Nóbrega inaugurou a premiação, junto com show do potiguar Isaque Galvão, a paulista Badi Assad será a atração de encerramento nesta edição de junho, além de outras surpresas ainda em sigilo e participações de artistas locais durante toda a solenidade. O próprio Isaque Galvão será o mestre de cerimônia.
 Na estreia do Prêmio Cultural, em 2005, o Diário de Natal premiou artistas como Carlos Zens (Música), Dorian Gray Caldas (Pintura), Luzia Dantas (Escultura), Wanie Rose (Dança), Tarcísio Gurgel (Literatura), Anchieta Fernandes (Cinema), Zé Dias (ProdutorCultural), João Marcelino (Teatro) e Marina Elali (Artista do Ano). O prêmio concedeu uma homenagem especial ao arquiteto Ubirajara Galvão.


A partir de 2006 a solenidade de entrega da premiação passou a ser realizada no Teatro Alberto Maranhão com uma participação mais efetiva de artistas potiguares na festa de cerimônia. Já participaram do evento os artistas Isaque Galvão, Krysthal, Simona Talma e o grupo Clowns de Shakespeare, além da atriz Quitéria Kelly, que foi a apresentadora em suas edições.

Naquele ano foram premiados Dimas Carlos (Escultura), Lenilton Teixeira (Teatro), Manoca Barreto (Música), Edson Claro (Dança), Oswaldo Lamartine (Literatura), Erasmo Andrade (Pintura) e Jussara Queiroz (Cinema). E ainda Eduardo Alexandre (Produtor Cultural), Banco do Brasil (empresa que apoia a cultura) e Casa da Ribeira (Instituição sem fins lucrativos). O compositor Elino Julião foi eleito o artista do ano.

A premiação de 2007 foi marcada por dois fatos insólitos: a premiação do músico Antônio de Pádua no momento em que regia a orquestra da festa e o discurso do artista plástico Marcelus Bob, cujo vídeo bateu recordes de acessos na internet. Além dos dois, foram premiados Jordão (Escultura), Roseane Melo (Dança), Buca Dantas (Cinema), Racine Santos (Teatro), Nei Leandro de Castro (Literatura), Lula Belmont (Produtor Cultural), Lane Cardoso (Artista do Ano) e Glorinha Oliveira (Homenagem Especial).

A primeira fase histórica do Prêmio Cultura Potiguar se encerra em 2008 destacando uma premiação em família: Deífilo Gurgel (Homenagem Especial) e Fernando Gurgel (Pintura), pai e filho levaram emoção ao público presente ao receberem o Troféu O Poti. Além deles foram premiados com o troféu O Poti os artistas João da Rua (Literatura), Valério Andrade (Cinema), Manxa (Escultura), Sérgio Groove e Júnior Primata (Música), Anísia Marques (Dança), Anderson Foca (Produtor Cultural) e Roberta Sá (Artista do Ano).

Indicados

Na categoria dança e performance
- Ana Tereza Miranda

- Anderson Leão

- Fátima Sena

Na categoria literatura
- Adriano de Sousa

- Deífilo Gurgel

- Jota Medeiros

Cateogrias
- Arquitetura e Urbanismo

- Música

- Artes Cênicas

- Audiovisual

- Artes Visuais

- Dança e Performance

- Envolvimento Social

- Literatura

Prêmios Especiais- Artista do ano (voto popular)

- Instituição sem Fins Lucrativos

- Indústria Amiga da Arte

- Produtor Cultural

Serviço: Prêmio Cultura Potiguar - Data da premiação: 28 de junho

Sem comentários:

Enviar um comentário