quinta-feira, 5 de abril de 2012

Bom exemplo: Potiguares são premiados na maior feira de Engenharia e Ciências

Nove alunos potiguares, do município de Doutor Severiano, foram premiados na 10ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Os alunos Josemar Gomes da Silva Júnior; Sara Sebastiana Nogueira e Edilton Antonio de Oliveira apresentaram o projeto "Energia solar: uma alternativa sustentável para promover economia". O trabalho foi orientado pelo professor José Nilton de Souza.

Os vencedores receberam um prêmio credencial, passagem aérea e hospedagem para participar da Feira de Ciências, Tecnologia e Meio Ambiente (Femact Rio + 20).

A Febrace é promovida pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Universidade de São Paulo (USP) e se constitui na maior feira brasileira de Ciências e Engenharia.

Seu objetivo é estimular a cultura científica na educação básica brasileira. Foram selecionados entre 1.505 trabalhos, para esse ano. Os finalistas foram avaliados por uma comissão formada por professores de diversas instituições das áreas das ciências e engenharia. A premiação foi realizada nos dias 16 e 17 de março.

No total, 743 jovens de todas as regiões do País participaram do Febrace. Os futuros cientistas apresentaram 325 projetos desenvolvidos em escolas de ensino fundamental, médio e técnico. Foram 218 escolas públicas, 80 particulares e 19 fundações.

Na opinião da coordenadora geral da FEBRACE, Roseli de Deus Lopes, feiras como esta têm o poder de estimular também o espírito investigativo e empreendedor nos jovens – algo fundamental para uma economia baseada no conhecimento. “A FEBRACE é uma mostra do potencial dos nossos jovens, de sua capacidade para inovar, encontrar soluções para problemas da sociedade e contribuir para o desenvolvimento do País”, afirma. “Cada vez mais as empresas buscam profissionais especializados, com competências para a investigação sistemática e científica, que resulte em solução de problemas reais”, enfatiza Roseli.

Fonte: site Nominuto.com

Sem comentários:

Enviar um comentário