terça-feira, 3 de abril de 2012

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA: Problema da estiagem no RN é destaque nos debates em plenário

Da redação do DIARIODENATAL
A falta de chuvas regulares, impedindo a consolidação do inverno e os prejuízos que já vem sendo sentidos pelos produtores rurais em decorrência da estiagem foi o tema destacado pelo deputado Vivaldo Costa (PR). O parlamentar fez um relato das dificuldades por que passa o homem do campo e disse que a esse respeito irá manter uma audiência com a governadora Rosalba Ciarlini: “O inverno que estava programado pelos meteorologistas não chegou e no Seridó a situação está uma lástima”, disse Vivaldo.

O deputado irá se encontrar com a governadora para levar as reivindicações e preocupações dos produtores rurais no Seridó. Entre outros problemas, os criadores estão com dificuldades para alimentar o rebanho: com o prolongamento das chuvas em 2011, o pasto úmido está apodrecendo: “Nem o remanejamento do gado para outras cidades eles podem fazer, porque o pasto é escasso em várias regiões. Hoje há um desalento em nossa região”, alertou o deputado.

Vivaldo lembrou que o Seridó, onde não chove há nove meses, vive essencialmente da criação de gado e sua bacia leiteira é uma das maiores do RN. Sua preocupação foi endossada pelos colegas George Soares (PR), Hermano Morais (PMDB) e Fernando Mineiro (PT). “O governo precisa tomar medidas urgentes para minimizar os efeitos da seca”, disse o petista. George Soares lembrou dos altos investimentos que o homem do campo fez, contraindo dívidas e sem condições de honrar os empréstimos contraídos com instituições financeiras. “Vou procurar a governadora e sugerir que o governo tome medidas, até pode ser o caso de se buscar novas linhas de crédito para salvar o rebanho”, disse Vivaldo.

Sem comentários:

Enviar um comentário