quarta-feira, 14 de novembro de 2012

“No início de 2013, a conta de luz ficará até 16,2% mais barata para as residências e até 28% para as indústrias, dependendo do nível de tensão”



PROGRAMA: CONVERSA COM A PRESIDENTA

Vimos em uma reportagem que iria diminuir a conta de luz em janeiro e ficamos felizes. Porém, em um jornal local, recebemos a péssima notícia de que a conta vai ficar mais cara. Me explica isso, por favor?

Clarice Antonieta Torino, 62 anos, costureira de Mogi das Cruzes (SP) 

Presidenta Dilma - Clarice, são duas coisas distintas. No início de 2013, a conta de luz ficará até 16,2% mais barata para as residências e até 28% para as indústrias, dependendo do nível de tensão. Será a maior redução nas tarifas de energia elétrica já registrada no Brasil e vai ocorrer porque o governo vai renovar agora as concessões para as empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica que venceriam entre 2015 e 2017. Os novos contratos não embutirão mais a amortização dos investimentos feitos pelas empresas, pois já foram pagos pelos consumidores ou serão indenizados pelo governo. Também eliminaremos algumas taxas da conta de luz, como a que financia o programa Luz para Todos e a Tarifa Social de Energia. Mas esses programas não serão interrompidos, serão financiados com recursos do Tesouro Nacional. Entretanto, as medidas anunciadas não alteram os contratos atuais, que prevêem revisão anual de tarifas, que em Mogi das Cruzes resultou no reajuste de cerca de 7% neste ano. Mas no ano que vem, Clarice, haverá sim a redução da conta de luz, o que trará menos gastos para as famílias e mais competitividade para nossas indústrias, que poderão oferecer produtos mais baratos para toda a população.

Fonte: Secom.gov.br

Sem comentários:

Enviar um comentário