terça-feira, 13 de novembro de 2012

Mobilização em defesa do Colégo Atheneu

Problemas estruturais estão por toda a parte na escola centenária

A esperada reforma da Escola Estadual Atheneu Norte Rio-Grandense, prometida para ser iniciada este ano, em três datas diferentes, deve ser realizada somente em 2013, com verbas do PAC. Pelo menos essa é a expectativa dos funcionários e alunos e, também, de ex-alunos do colégio que, sensibilizados pelo atual estado de conservação do prédio, estão organizando para o próximo dia 20 (terça-feira) um abraço simbólico na escola. Uma reunião com os organizadores da mobilização irá acontecer nesta terça-feira (13), no auditório da Funcarte.

A iniciativa surgiu com um grupo de ex-alunos do Atheneu como forma de chamar a atenção das autoridades para a situação estrutural na qual o colégio se encontra. De acordo com a diretora da escola, Marcele Lucena, são problemas que vão desde simples goteiras, bancos quebrados, pintura estragada a casos mais profundos como a da fiação elétrica e da tubulação de água que estão oxidando.

“O início da reforma estava previsto para março, foi adiado para julho e depois para setembro deste ano. Aúltima notícia repassada pela Secretaria Estadual de Educação foi de que a reforma do Atheneu iria ser incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), pois seu custo total passava dos R$ 2 milhões”, relatou a diretora.

Segundo a diretora, a última reforma foi realizada em 1998 e que, nos últimos quatro anos, o Atheneu recebeu apenas R$ 14 mil para reformas. “Com esse dinheiro nós conseguimos apenas consertar parte do telhado e dos banheiros do segundo andar que gotejavam dentro das salas de aula do térreo”, afirmou.

Todo o projeto de reforma e ampliação do colégio está aprovado, aguardando somente a verba para sua realização. Ele contempla, entre outros pontos, a construção de um refeitório, rampas de acessibilidade, digitalização de arquivos e reforma do ginásio Silvio Pedrosa, que fica no Atheneu.

Fonte: Jornal de Fato 

Sem comentários:

Enviar um comentário