quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Alerta >> A seca aumenta o número de incêndios na região

Vegetação seca favorece incêndios (Marcos Lima)Vegetação seca favorece incêndios (Marcos Lima)Com a prolongação do período de seca aumentou no Estado o número de incêndios, principalmente em áreas onde existe vegetação. Dados do Corpo de Bombeiros de Mossoró indicam que a quantidade de incidentes envolvendo fogo triplicou na região, em decorrência do período de seca prolongado.
 
Os bombeiros alertam que mais de 50% das ocorrências são iniciados por ação humana.
 
O tenente Neves Monteiro destacou que os bombeiros de Mossoró estão preparados para conter possíveis incêndios, pois no município há uma equipe treinada especificamente para incidentes ocasionados em vegetação.
 
"Em períodos de seca é normal que estes tipos de incidentes ocorram com mais frequência. 

Todos os dias recebemos ligações informando esse tipo de situação, mas nada de grandes proporções. Vários fatores podem ensejar esse tipo de acidente, como jogar cigarro pela janela do carro, realizar queimadas a fim de limpar o terreno para futuras plantações".
 
Ele ainda destaca que a maioria dos incêndios registrados acontece em áreas próximas às rodovias, zona rural e terrenos baldios localizados nos centros urbanos.
 
"Pequenos gestos podem evitar esse tipo de situação. O proprietário de terras precisa ter auxílio na hora de realizar alguns procedimentos, como queimadas controladas. Já os moradores das zonas urbanas podem evitar a colocação de fogo em lixo doméstico. Um incêndio em locais de vegetação, além de agredir ao meio ambiente, pode propagar-se nas habitações e provocar graves prejuízos".

DICAS PARA EVITAR QUEIMADAS:
· Evite jogar lixo em terrenos baldios ou lotes vagos. Pode haver algum vidro e quando a luz do sol incide sobre ele, pode causar queimadas;

·Nunca jogue guimbas de cigarros nesses lugares;

· Nunca ponha fogo no lixo doméstico. Ensaque-o e entregue-o ao caminhão de lixo;

· Construir aceiro entorno da área a ser queimada, que deve ter, no mínimo, 3 metros de largura (essa largura deve ser duplicada nos casos de áreas florestais, de vegetação natural, de preservação permanente e das protegidas pelo poder público);

· Providenciar pessoal treinado, com equipamentos apropriados, para atuar no local da queima, evitando que o fogo passe dos limites estabelecidos;

· Avisar aos vizinhos a data e a hora de realização da queimada.
  
Fonte: Jornal O Mossoroense

Sem comentários:

Enviar um comentário