quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Imposto de Renda >> Contadores dão dicas para os contribuintes que vão declarar Imposto em 2013

Contribuintes devem estar atentos para não cair na malha fina (Luciano Lellys)Contribuintes devem estar atentos para não cair na malha fina (Luciano Lellys)A partir do dia 1º de março a Receita Federal disponibiliza ao público o formulário para Declaração do Imposto de Renda (DIR) de 2013. Muitos mossoroenses, para evitar futuras dores de cabeça, deram início ao processo. Os contadores recomendam a antecipação de alguns procedimentos, como separação da documentação necessária, a fim de evitar erros e consequentemente a retenção da Receita na malha fina.
 
O contadora Pérola Diana explicou que um dos principais problemas na hora de fazer a declaração de renda é a entrega da documentação. "Com certeza o principal problema é a demora para enviar a documentação. Quando as pessoas veem que existem chances de pagar a mais por causa disso, começam a se preocupar e a querer mandar tudo, para ver se diminui".
 
A Receita Federal também destaca que um dos principais erros nas declarações de renda diz respeito à omissão de receita. Não declarar todos os rendimentos obtidos durante o ano é uma das falhas que mais levam os contribuintes à malha fina.
"A questão de omitir renda é mais complicada, porque o que normalmente acontece é que a movimentação bancária das pessoas não condizem normalmente com seus patrimônios. E a Receita tem acesso a todos esses dados do cartão de crédito, movimentação bancária, tudo mesmo. Então eles fazem esse confronto com a declaração, e que muitas vezes não batem", explicou Pérola.

A dona de casa Carmem Lúcia relatou os transtornos trazidos para aqueles que caem na malha fina.
 
"Nunca faço a declaração do IR com antecedência, sempre deixo para cima da hora, pois esqueço os prazos e quando vejo, já está em cima. Mas sei os prejuízos que isso traz, porque caí uma vez na malha fina. Graças a Deus o erro não foi meu, foi da própria Receita Federal, mas até receber a restituição foram vários transtornos, tive que ir à Receita algumas vezes, se perde muito tempo".

Site da Receita ficará fora do ar no Carnaval e afetará declarações de IR
O site da Receita Federal estará indisponível para os contribuintes durante o Carnaval. Nesse período haverá uma parada técnica no site, que afetará inclusive o envio de declarações. Segundo a Receita, a parada foi programada pela área de tecnologia para que fosse feita a manutenção elétrica, com a ativação de nova subestação no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), em Brasília.
 
Hoje, 6 , às 9h, a Receita Federal libera novo lote de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física, que estavam retidas na malha fina. No lote, constam declarações referentes aos exercícios de 2012, 2011, 2010, 2009 e 2008.
 
Quem não fizer a consulta até sexta-feira (8) terá de aguardar o final da parada técnica e a liberação do site após o Carnaval. Para saber se teve a declaração liberada, normalmente as alternativas são a página da Receita na internet, ou o uso de aplicativo para tablets e smartphones.
 
O aplicativo, desenvolvido pelo Serpro, é gratuito e pode ser usado para o Android, sistema do Google, e o iOS, criado pela Apple. Para fazer o download do aplicativo, o contribuinte tem duas opções: versão para o sistema operacional Android e versão para o sistema operacional iOS.
 
O serviço Receitanet (telefone 146) estará disponível na segunda-feira (11) para consultas por meio de atendentes. O atendimento eletrônico, no entanto, não será afetado pela parada técnica e continuará funcionando mesmo durante o Carnaval.
 
O atendimento eletrônico, por meio de Unidade de Resposta Automática (URA), funciona 24 horas por dia, todos os dias do ano. Normalmente, as ligações caem primeiro na URA e, em alguns casos, são posteriormente transferidas para uma central, para atendimento personalizado, realizado por profissionais de uma empresa contratada pela Receita Federal. Nesse caso, o serviço somente está disponível das 8h às 20h , de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados nacionais. Como a segunda-feira de Carnaval (11) não é feriado, o funcionamento do serviço será normal.

Dicas para evitar problemas na hora de fazer a DIR 2013

- Só podem ser deduzidos no Imposto de Renda recibos médicos e de laboratórios de exames efetuados no ano-calendário de 2012.

- É preciso informar vendas de bens mesmo que não tenham ocorrido ganhos de capital, pois a transação precisa ser registrada tanto na declaração de quem vendeu como na de quem comprou o bem.

- É preciso listar todas as instituições financeiras com as quais o contribuinte possui conta bancária ou vínculo, pois os bancos enviam as informações à Receita.

- É preciso ficar atento à precisão dos dados informados na declaração, evitando divergências.

Fonte:  Jornal O Mossoroense

Sem comentários:

Enviar um comentário